O autoconhecimento numa tira de plástico

Elas ainda são relativamente novas por aqui, mas começam a aparecer cada vez mais nos pulsos de quem curte atividades físicas e/ou tecnologia: são as pulseirinhas de fitness, como a Fitbit, a Jawbone Up ou a Nike Fuel, para ficar só nas mais populares. A mais nova da turma atende por SmartBand SWR10, é fabricada pela Sony e vem junto com o smartphone Xperia Z2, um dos mais interessantes topos de linha Android, num casamento bastante competente de tecnologias. Ela também pode ser comprada separadamente, mas convém conferir antes se é compatível com o seu celular.
Como a Fitbit, a SmartBand é uma discreta tirinha de plástico que abriga um pequeno computador. A Sony o chama de Core; ele pesa seis gramas, resiste a água e a poeira e é carregado através de uma entrada USB, em geral por uma ou duas horas a cada quatro ou cinco dias. O Core se conecta com o Xperia Z2 através de NFC ou Bluetooth.

A simbiose com o aparelho é, por sinal, o grande ponto de diferença da SmartBand em relação à concorrência: ela se comunica com o usuário através de vibrações no pulso, e pode avisá-lo quando se afasta demais do smartphone (perfeito para pessoas esquecidas) ou quando o aparelho está tocando (ideal para quem carrega o celular na bolsa e não escuta o toque quando está em lugares barulhentos). Através da pulseira também é possível silenciar o toque do Xperia Z2, ajudar a encontrá-lo fazendo-o tocar e até mesmo controlar alguns apps de música.

Outra ótima função exclusiva da pulseirinha da Sony é o despertador inteligente, que permite programá-la para entrar em ação no momento em que o nosso sono está menos pesado. Assim acordamos mais suavemente e mais bem humorados, para alegria de nossas caras metades.

Como toda pulseira de fitness, é no registro das atividades físicas que está o forte da SmartBand. Ela registra número de passos, horas de caminhada, de bicicleta e de corrida, quantidade de calorias queimadas, horas de sono — e, ao contrário da Fitbit e da Up, percebe sozinha quando vamos dormir. Por outro lado, a SmartBand não informa quando alcançamos a meta que nos propusemos, o que é uma pena; eu, pelo menos, fico muito feliz quando a Fitbit me avisa que já caminhei o suficiente para um dia.

Mas as pretensões da SmartBand vão além do simples relatório físico. Sua interface com o usuário se faz através de um app chamado Lifelog, e lá ficam registradas praticamente todas as nossas atividades diárias. O Lifelog marca quanto tempo perdemos no trânsito, quanto gastamos com telefonemas, redes sociais e com a internet, quanto jogamos videogames, ouvimos música ou assistimos a vídeos e televisão. Ele marca até quanto tempo lemos, desde que o façamos através de aplicativos de leitura. Há ainda uma função de marcador, ativada por meio de um toque no botão da SmartBand: uma janelinha a ser preenchida se abre automaticamente no celular, muito prática para registrar encontros ou momentos especiais. Imagino que em futuras atualizações possa vir a ganhar contornos de diário ou álbum de recordações.

As informações colhidas pela pulseira são cruzadas com o Google Maps e com programas de meteorologia, de modo que, quando o Lifelog nos apresenta seu relatório final do dia, em forma de filminho, ele ainda nos mostra sol ou chuva no plano de fundo. É fofo.

Infelizmente tudo isso só funciona, por enquanto, quando concentramos as nossas atividades no smartphone. Falta uma extensão web ao Lifelog, ou um app para PC, para que ele possa registrar as nossas atividades também quando estamos no computador.

(O Globo, Sociedade, 11.7.2014)

Anúncios

3 respostas em “O autoconhecimento numa tira de plástico

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s