Rick’s Café, Casablanca

O Rick’s Café Américain dos nossos sonhos nunca existiu na vida real: “Casablanca”, o filme, foi todo rodado em estúdio. Mas há dez anos existe um Rick’s Café de verdade em Casablanca, a cidade, nascido da imaginação de uma americana simpática e criativa chamada Kathy Kriger. Ela comprou uma velha casa perto da antiga medina, e transformou-a no restaurante mais romântico e charmoso do Marrocos.

Kathy não teve a pretensão de recriar o Rick’s do filme tal e qual, o que seria kitsch e artificial. Em vez disso, fez um estabelecimento inspirado no café que vive na imaginação de todos nós. Há um piano com um ótimo pianista, há a alma de uma casa elegantemente transformada em estabelecimento comercial, há detalhes preciosos como as lâmpadas iguais às do Café do filme e uma mesa de roleta no segundo andar onde uma ficha vive permanentemente apostada no 22. No telão em frente, “Casablanca” roda em silêncio — mas para que som se a gente sabe os diálogos de cor?

A comida é ótima e tem preço justo, até barato pelos padrões brasileiros. Pode-se comer mais barato em Casablanca? Com certeza; mas duvido que se coma com tanto charme, e num ambiente tão encantador.

Feito com menos apuro, bom gosto e delicadeza, o Rick’s Café poderia ser uma simples arapuca para viajantes; em vez disso, é um programa tão bom que justifica a parada numa cidade que, cá para nós, não tem muito a oferecer aos turistas.

Anúncios

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s