Aplicativos para Windows Phone 8

Como já escrevi aqui algumas vezes, o meu sistema móvel favorito é o Windows Phone 8, que considero mais bonito e bem resolvido do que o iOS da Apple e o Android em geral. Até recentemente, o calcanhar de Aquiles do WP8 era bastante óbvio: como ele é o mais novo dos três, não tinha — e ainda não tem — tantos aplicativos quanto os outros. Mas até que ponto isso realmente prejudica a vida dos seus usuários?

Saber que as lojas têm milhares de aplicativos à disposição é muito interessante como curiosidade, mas pouco efetivo em termos práticos, já que ninguém jamais conseguirá usar todos eles. Por outro lado, bons aplicativos têm a capacidade de “fazer” um sistema — o conceito de “killer app” vem de longe, ainda da época de ouro dos PCs. Eu ainda uso um iPhone como segundo aparelho por causa do Camera+, disparado o melhor aplicativo para fotografia em smartphones. 

Até meados do ano passado a falta mais sentida no planeta Windows Phone, sobretudo para os proprietários de Lumias, que mesmo nas suas versões mais simples têm ótimas câmeras, era o Instagram. Era muito frustrante ter a capacidade de fazer fotos maravilhosas mas não ter acesso, justamente, à mais badalada das redes sociais movidas a imagem. Esse problema acabou com o lançamento do 6Tag, um cliente capaz de postar na rede do Instagram com todos os filtros e molduras. Para dizer a verdade, acho o 6Tag tão bom que, mesmo agora, quando já tenho o aplicativo oficial do IG instalado, continuo dando preferência a ele.

Hoje, sinceramente, não sinto mais falta de nada no Lumia 1020 — ao contrário, já estou pensando até em fazer uma faxina de começo de ano no aparelho. Como todo mundo, eu também tenho o mau hábito de baixar toda a espécie de aplicativos que despertam a minha curiosidade e não desinstalá-los quando se torna patente que não vou nunca usá-los. Enfim, se eu tivesse que reduzir ao mínimo os apps do meu smartphone, quais manteria?

— Easy Taxi e 99Taxi, os melhores amigos de quem não tem carro;

— Ding, um relógio conceitual tão bonitinho que torna quase indolor a tarefa de marcar o despertador para o dia seguinte, e informa quantas horas e minutos faltam até o horário marcado;

— Facebook. Depois de um bom tempo recorrendo a versões terceirizadas, passei a usar o app do próprio FB, que finalmente ficou estável e bom;

— Twitter. Uso preferencialmente um cliente chamado  Rowi para acessar o microblog, mas não consegui encontrá-lo na loja ao escrever esta coluna;

— Whatsapp;

— Skype;

— Viber;

— Handyscan, scanner de documentos;

— Scan, para QR Code;

— Movie Showtime, agenda completa com os filmes em cartaz, que permite inclusive comprar entradas no ingresso.com;

— Waze. Trânsito em tempo real, com chat entre colegas de engarrafamento;

— WorldMate. Ferramenta imprescindível em viagens! Salva os e-tickets e as reservas de hotel, manda avisos para que ninguém perca a hora do embarque e, se for preciso, ajuda a procurar acomodações e aluguel de veículos. Tudo muito fácil de usar;

— Infraero, com informações sobre todos os vôos que chegam ou saem dos aeroportos brasileiros;

— TripAdvisor, versão para smartphone do site favorito de dez entre dez viajantes;

— Weave, um agregador de notícias com telha viva, ou seja, um ícone que transmite informações;

— Kindle;

— Audible, a ferramenta da Amazon para audiolivros;

— My Egg, timer imprescindível para quem, como eu, tem o costume de queimar ovo cozido.

A lista está, evidentemente, incompleta; na semana que vem, vou fazer outra com as ferramentas para tratamento de foto, que merecem um capítulo à parte.

(O Globo, Economia, 18.01.2014)

 

 

 

 

      

Anúncios

2 respostas em “Aplicativos para Windows Phone 8

  1. Prezada Cora,
    bom dia.

    Usei suas colunas sobre o WP para me convencer de testá-lo. Comprei o L925 e gostei bastante. Um mundo diferente, é verdade, mas tudo muito organizado e funcional. Além da interface ser muito bonita.

    O ÚNICO problema que está me preocupando é a questão dos PDF’s. Não consigo copiar pdfs para o fone de uma forma prática. Se eu os copio via Windows Explorer (uso windows 7 64 bits), eles simplesmente não aparecem no Office hub, nem no Acrobat e nem no pdfreader. Qualquer outro tipo de arquivo não dá problema (vídeos, músicas e fotos)…. somente os raios dos pdfs.

    Preciso muito de uma coleção de pdfs no celular. A única maneira de mantê-los sempre offline que encontrei foi enviar via email e abrir um por um… agora sim eles estão aparecendo nas apps. Mas veja só… de cara, transferia 70 arquivos e tive que ir clicando em um por um.

    O Onedrive não tem um modo de armazenamento local offline como o Dropbox tem… e o Cloudsix, que é ótimo, parece ter esta funcionalidade de favoritos bugada. Pelo menos comigo, marco os pdfs no cloudsix como favoritos e nada… eles não ficam disponiveis localmente.

    Enfim…. você já enfrenteou este problema? Alguma dica ou sugestão?

    Agradeço a ajuda desde já!

    Att,

    Raul Villegas

    • Infelizmente não faço ideia de como ajudá-lo, Raul! Nunca precisei abrir PDFs no Lumia. Vou dar uma pesquisada para ver se descubro alguma coisa; se encontrar, aviso.

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s