Bom, bonito e barato

colors_frente
Não é muito comum vermos lançamentos mundiais de produtos de tecnologia no Brasil. Mas na última quarta-feira, foi exatamente isso o que aconteceu: com a presença de Dennis Woodside, CEO da Motorola Mobility, e de Punit Soni e Charlie Tritschler, respectivamente gerentes das áreas de software e hardware, a Motorola lançou em São Paulo, com links para outras cidades ao redor do planeta, o seu novo trunfo na batalha dos smartphones.

O aparelho é o irmão caçula do Moto X, com quem divide várias características interessantes, a começar pelo design elegante e descomplicado e pelo Android puro, sem o lixo insuportável que fabricantes e operadoras têm mania de acrescentar — e que faz com que o usuário perca um ou dois dias arrumando aplicativos para ter um aparelho decente em mãos. Isso, claro, quando o lixo pode ser removido.

Como o Moto X, o Moto G (de Google) também é personalizável. Mas em vez de fazer a personalização na loja online, como acontece nos EUA, o usuário do Moto G pode fazê-la em casa, trocando a parte traseira do smartphone. Um dos dois kits especiais oferecidos no Brasil, aliás, já vem com três traseiras coloridas, em branco, amarelo e vermelho. O outro kit, uma edição musical, traz fone de ouvido wireless da Sol Republic.

O Moto G tem tudo o que um smartphone precisa ter: tela espaçosa (4″5) e HD em Gorilla Glass, sistema operacional atualizado (Jelly Bean, com garantia de upgrade para KitKat em janeiro), ótimo desempenho, boa vida de bateria, boa câmera, bom design e excelente acabamento. Mas o que o distingue mesmo dos demais é o preço, que começa em R$ 650 na versão single SIM de 8Gb, e chega a R$ 999 na Music Edition, em que o aparelho tem 16Gb e dual SIM. Todos os aparelhos dão direito a 65Gb de espaço gratuito durante dois anos no Google Drive.

Existem smartphones de outros fabricantes e da própria Motorola nessa faixa de preço, mas eles são aparelhos bem inferiores ao Moto G. Ou estão defasados e vêm com versões antigas do Android, ou comprometem desempenho e acabamento em função da economia.

O lançamento em São Paulo não foi à toa: o consumidor brasileiro está migrando em massa para os smartphones, mas não tem dinheiro para pagar os preços cobrados no país pelos topos de linha. Dois detalhes o tornam ainda mais sedutor para nossa nova classe média: ele é um dual SIM, que permite o uso de chips de duas diferentes operadoras, e rádio FM.

A Motorola não diz, é claro, até porque se dissesse criava um incidente diplomático, mas ele é também o aparelho ideal para um país onde não se pode tirar o celular do bolso sem que ele seja roubado. A um terço do preço dos demais smartphones, reduz bastante o prejuízo do cidadão assaltado. Por isso, pessoalmente, acho que vai fazer muito sucesso como segundo aparelho de quem não se sente seguro levando o iPhone ou o S4 para a praia ou para shows; também acho que vai ser um grande sucesso com adolescentes, um grupo tecnologicamente sofisticado, mas sem dinheiro para grandes vôos e muito sujeito a assaltos. Já perdi a conta do número de pais que me perguntam qual é o telefone baratinho que podem comprar para o filho ou a filha que já tiveram dois ou três smartphones caros roubados. Até a quarta-feira passada, eu não tinha resposta.

Com seu design caprichado e a atração extra das capinhas coloridas e de uma quantidade de acessórios em cores coordenadas, o Moto G não é só a melhor relação custo x benefício do mercado; ele também tem a capacidade de despertar instintos consumistas mesmo em gente que, como a vossa escriba, convive com aparelhos muito mais caros e sofisticados.

(O Globo, Economia, 16.11.2013)

Anúncios

Uma resposta em “Bom, bonito e barato

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s