Uma surpresa no Moto X

Quando os usuários do Moto X pegaram seus smartphones na quinta passada, foram surpreendidos com um misterioso chapeuzinho cor de laranja voando pela tela. Estávamos diante de uma verdadeira novidade, e os que clicaram no tal chapeuzinho se viram diante de uma ação de marketing e de uma animação inéditas — adjetivo cada vez mais raro no mundo do conteúdo digital, ainda mais no plural.

Venta muito na tela. O chapéu pertence a um ratinho, que tenta recuperá-lo. O detalhe é que tudo acontece como se estivéssemos num cenário de realidade aumentada, ou seja, é preciso apontar o celular na direção do que se quer ver, como se filmássemos a cena ao nosso redor. Ao apontar o aparelho para cima, acompanhamos as árvores até o topo da floresta; ao apontá-lo para baixo, vemos o chão coberto de neve. O espaço é vasto e precisamos de um pouco de sorte para surpreender o ratinho num dos seus encontros com outros personagens, o que acrescenta mais um elemento de diversão. A história que acompanhamos nunca é exatamente a mesma, porque de cada vez exploramos cantos diferentes. É um filme? É um game? Difícil definir.

Por trás da surpresa oferecida aos usuários do Moto X — primeiro celular da Motorola produzido depois da compra pelo Google — está Jan Pinkava, autor do clássico “Geri’s Game”, que dirigiu “Ratatouille” para a Pixar. “Windy Day” chegou aos aparelhos espalhados pelo mundo através de um aplicativo chamado Spotlight Player, que usa os sensores de movimento  para definir o ponto de vista da câmera. É claro que, nos fóruns dos Estados Unidos, logo apareceu gente reclamando da “invasão” e pedindo que, da próxima vez, a Motorola mande uma notificação para quem quiser baixar o conteúdo.

É incrível como as pessoas estão perdendo o senso de humor — e a capacidade de saber o que têm ou não têm nos seus aparelhos! Não querem historinhas lindas para começar bem o dia? Desinstalem o Spotlight Player mas não amolem, ora essa! Quanto a mim, agradeço muito à Motorola pelo presente inesperado, que me deixou contente e maravilhada, rodando atrás de um ratinho. Espero, de coração, que ela nunca me mande nenhuma notificação que estrague surpresas assim.

Em tempo: “Windy Day” não está disponível para outros Androids. Não está disponível sequer para outros aparelhos da Motorola. Aí é que entra a graça da surpresa como ação de marketing: o mimo não foi oferecido ao público que a empresa quer conquistar, mas aos usuários que apostaram na casa e compraram o seu produto. Como consumidora, eu me senti muito prestigiada com o gesto, e recompensada por preferir o meu aparelho aos demais.

o O o

Vai ao ar amanhã o YouTube Music Awards, que festeja os vídeos mais assistidos, compartilhados e curtidos ao longo do ano. A celebração começa às 8hs, pelo nosso horário,  segue pelo dia adentro, com shows ao vivo sendo transmitidos de Seul, Moscou e Londres, e termina às 21hs, em Nova York, onde acontecerá a premiação. O Brasil entra na festa às 17hs, com um show realizado na Marina da Glória. Para acompanhar os trabalhos, é só sintonizar em youtube.com/musicawards.  

 

(O Globo, Economia, 2.11.2013)

Anúncios

4 respostas em “Uma surpresa no Moto X

    • Ele não instalou um aplicativo, Jorge. Ele vem de fábrica com um aplicativo para divulgação de videos 3D, o Spotlight Player; o usuário mantém ou não esse aplicativo, conforme for do seu gosto.

      • Menos mau. Mas eu acredito que todo aplicativo deveria perguntar ao usuário: “Novo conteúdo disponível. Deseja fazer download?”
        Isso porque é possível inserir vírus em downloads automáticos.
        P.S.: O comportamento do Tobias parece com o do Frédéric Chopinho, encontrado, em julho de 2013, com cerca de um mês de idade, abandonado, em um bar de Icaraí, que hoje inferniza a vida do Francisco Carlos Reis, resgatado de um aguaceiro de verão, que quase o levou à morte. Pena

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s