Moto X: lindo e prático

As novidades começam pela caixa branca com o logo num fundo colorido, em contraste com as antigas caixas vermelhas. O Moto X, primeiro smartphone da Motorola desenvolvido após a compra pelo Google, chega ao mercado com várias mudanças em relação aos seus irmãos mais velhos: até a clássica plaquinha de metal onde habitualmente se lê o nome da marca, embutida na frente dos Razrs, sumiu. Ela foi substituída por um discreto M na parte de trás, o que contribui para o seu look minimalista — e, a meu ver, lindo.

Muito já foi dito e escrito sobre este aparelhinho. O fato de ser o primeiro smartphone genuinamente Google foi a principal razão que o levou ao estrelato antes mesmo de chegar às ruas, mas ele tem qualidades de sobra para permanecer no topo das paradas e fazer sucesso independentemente disso. Nos Estados Unidos, por sinal, já está vendendo mais de cem mil unidades por semana.

Numa comparação de números com outros topos de linha, o Moto X é quase modesto — não tem o processador mais rápido do mundo nem a tela com maior resolução — mas não só essas coisas não se notam, como têm uma razão de ser. Entre lançar um produto capaz de tudo, como o Samsung S4, autêntica vitrine do estado da arte no mundo Android, e um produto útil e fácil de usar, seus desenvolvedores optaram pela segunda alternativa.

Gostei muito dessa decisão. Tenho um S4 e não me canso de descobrir novidades nele, mas o fato é que, no uso diário, quase todas essas novidades acabam mais ou menos esquecidas. Já as novidades do Moto X têm um cunho eminentemente prático, e se integram à nossa rotina num instante.

A minha favorita é a forma de ligar a câmera: dá-se uma sacudidela no aparelho e pimba!, ele está pronto para a ação. Fiquei tão viciada nisso nessas duas semanas de convívio que, quando pego qualquer outro smartphone — mesmo o Lumia 920, com seu botão de câmera dedicado — sinto falta dessa facilidade. Muitas vezes, até abrir a câmera o que eu queria clicar já era.

Outra grande qualidade é o total controle de voz, perfeito para quem usa celular enquanto dirige — ou seja, quase todo mundo. O Moto X pode estar dormindo no painel ou no banco do carona mas acorda assim que o usuário diz as palavras mágicas: OK Google Now. A partir daí, faz praticamente tudo o que se pede a ele — ligações, recados, navegação — sem que seja necessário tocá-lo. Mais uma gracinha inteligente: ele percebe, através de um sensor de luz, se foi tirado da bolsa ou do bolso. Também percebe movimentos nos mínimos detalhes. Isso significa que basta pegá-lo para ver que horas são, e se há alguma notificação. O consumo de bateria não se altera.

A meu ver, o melhor fruto da integração com o Google, além de um Android livre de lixos inúteis, é o Motorola Connect, que permite tomar conhecimento das chamadas e receber e responder torpedos no computador através do Chrome — perfeição para quem esqueceu o celular em casa. Isso pode ser uma mão na roda em caso de viagem: você vai, mas deixa o seu Moto X ligado em casa (e conectado à tomada, para não descarregar). Lá fora, compra um simcard que instala num outro aparelho qualquer, e vai se comunicando via browser. Adeus, roaming!

O fato é que o Moto X transmite muita firmeza ao usuário. Está claro que tudo nele foi muito bem pensado nos mínimos detalhes. Uma prova singela é o adaptador de tomada, que vem com dois slots USB, permitindo carregar o Moto X e um outro aparelho, ideal para o casal que põe seus celulares carregando à noite em casa ou no hotel, ou para quem usa dois smartphones. Felizmente há muita gente com juízo na Motorola, e esse adaptador vem no clássico modelo de dois pinos redondos, em vez da insuportável jabuticaba de três que estão nos tentando fazer engulir.
(O Globo, Economia, 21.9.2013)

Anúncios

6 respostas em “Moto X: lindo e prático

  1. se eu fosse comprar um smartphone me interessaria muito por este, gostei dessa história de ausência de perfumaria. agora, o que mais aplaudo (que língua!) na crônica é a sempre pertinente crítica às nossas tomadas jabuticabas. como eu odeio essa m(*)erda!
    []’s

  2. Pingback: Moto X: lindo e prático | ♥ღ° Dicas e Tutoriais para WordPress ° ღ♥

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s