O diplomata, o senador e a rainha louca

Em tempo, porque ainda não falei nisso: fiquei fã do diplomata Eduardo Saboia que, mesmo sabendo dos riscos que corria, trouxe para o Brasil o senador boliviano.

Não vou nem entrar no mérito da posição política do senador, ou das acusações que pesam contra ele.

A questão é que, do jeito que as coisas estavam, o governo boliviano conseguiu fazê-lo prisioneiro, e ficou usando os funcionários da nossa embaixada como carcereiros.

A questão é que um homem ficou preso, sem julgamento, numa salinha de escritório. Não podia receber visitas, não podia tomar banho de sol, não podia se comunicar com o mundo.

A questão é que assim se passou um ano e meio.

Eduardo Saboia, que podia ter ficado indefinidamente “cumprindo ordens”, como o subserviente Patriota (ha!), optou por ser Gente com G maiúsculo.

Incorreu na fúria da Rainha Louca, vai ser vítima da patrulha governista e talvez perca o emprego, mas provou que tem coração, caráter e coragem.

Anúncios

31 respostas em “O diplomata, o senador e a rainha louca

  1. Apoio o diplomata, que soube discernir e ao contrario desse governo, tomou a atitude certa para o caso em questão.

  2. Foi exatamente o que eu pensei a respeito do caso. O Sabóia mandou muito bem. Podíamos torná-lo um mártir funcional dos seres pensantes deste país, mais até que o Joaquim Barbosa.

  3. KKK Seguindo o seu raciocínio, os MENSALEIROS devem encontrar algum embaixador-herói para tirá-los do país (e da cadeia), néh. Assim vão poder tomar banho de sol em alguma praia do Caribe… Você é realmente muito inteligente! (Mas será que vai publicar isso, ou só publica se eu concordar com você?!)

    • não tem ‘KKK’ nenhum: é uma prerrogativa dos MENSALEIROS, legalmente já condenados pela mais alta Corte de Justiça deste país, abrigarem-se nas embaixadas da Bolívia, ou Venezuela.

      Caberá ao Brasil, segundo as regras da Diplomacia Internacional, conceder Salvo-Condutos para que estes condenados corruptos possam deixar as embaixadas, embarcando para onde lhes concedem asilo.

      Não tenho dúvidas que, caso isto venha a acontecer, os Salvo-Condutos serão imediatamente concedidos, com aquela já tradicional subserviência do Governo PT aos caudilhos latino-americanos.

      A mesma subserviência que, provavelmente, levará à pronta repatriação do Senador em tela. Como vergonhosamente ocorreu com os boxeadores cubanos, entregues ‘de bandeja’ para Cuba.

      Em contrapartida, um terrorista condenado pela democrática Justiça Italiana desfruta aqui, nada mais nada menos que um Indulto Presidencial.

  4. É a própria Rainha Louca do filme Alice no Pais das Maravilhas da minha infancia…genial esta.
    Se minha memoria não me engana muito (isto tem acontecido) a expressão é igual, o penteado… !!! O “Cortem-lhe a cabeça” ao que parece não anda muito longe…..

  5. Um exemplo de humanidade e coragem. Ordens desumanas merecem ser desobedecidas. O álibi de Eichmann foi de ter sido um mero cumpridor de ordens. Ainda bem que há os que descumprem ordens assim.

  6. Todo mundo sabe quem é Cora Rónai, seu rosto, onde ela trabalha, até ela onde mora (nem todo mundo, mas quem quiser acaba conseguindo saber).
    Cora emite, escreve, publica suas opiniões e todo o mundo sabe quem ela é..
    Comentários deveriam ser restritos a quem se identifica, mostra a sua cara, dá seu endereço de e-mail, caso contrário, os comentários se transformam em meras pedras na vidraça alheia e, pior, fecham o espaço para que pessoas dispostas ao diálogo conversem como gente civilizada.
    Cora, bloqueie essa gente ruim.
    Jorge Reis jorgereis@jorgereis.com

    • Concordo plenamente, Jorge. Existe um grande grupo que frequenta esse blog há muitos anos, que tem cara e opinião, nem sempre igual à dona da casa, mas que debatem com educação e respeito, como se faz na casa de amigos. Recados desaforados e anônimos são muito confortáveis, tal queal os vergonhosos votos secretos de nossos deputados e senadores.

  7. O paradoxo deste episódio é que será crucificado o executor da ação mais adequada, mais conveniente para todas as partes envolvidas: governos, instituições e personagens. O diplomata Eduardo Saboia devia é ser condecorado pela coragem e iniciativa. Depois, é claro, de decorrido tempo conveniente, salvas as aparências…

  8. Lamentável!!!
    A atitude deste tal Sabóia é execrável! Digna de repúdio.
    Mas em se tratando de uma jornalista Global, tá explicado!
    Vc poderia também tecer algumas linhas sobre a propina que a Globo pagou ao Ricardo Teixeira e João Havelange. A grana no paraízo fiscal e o furto do processo no prédio da Receita Federal?

    • Sr. Renato sem sobrenome. Repudie sozinho,mas por favor pode explique o que a Globo tem a ver com isso ? O blog é de Cora Rónai e ela dá suas opiniões sobre os assuntos que que quer.Porque o Sr. não faz um blog só seu para escrever sobre os assuntos que citou. Admiro mais ainda Cora que como democrata publica as opiniões contrárias,mesmo esquizoides.

      • sem contar que o Jornal e a tv são duas empresas independentes. Cora aqui é pessoa física e fala o que quiser sobre o que quiser. Quem não gostar pode usar a porta de saída, que como diziam os antigos, é serventia da casa. Eu hein! Hoje em dia a gente precisa desenhar toda hora, tá difícil do pessoal entender só letra. Dá um cansaço …

    • Sugestão.
      Avatar é uma espécie de máscara.
      Mascarados são super-heróis, mas só na ficção destinada às crianças.
      Na vida real, mascarados são covardes.
      Avatares já foram uma brincadeira, o lúdico da Internet.
      Hoje, Avatares servem para que os covardes agridam e corram, achando que não serão identificados.
      A sugestão: Mostrem as suas caras e seus endereços de e-mail. Assumam as suas opiniões.
      Mudei meu Avatar – é a minha cara.
      Meu endereço: jorgereis@jorgereis.com
      Renato de Tal, se assuma.

  9. e a rainha louca aprendeu com o padrinho, que usa sua sua condição de ex-metalúrgico como uma muleta quando não tem argumentos, ou seja, quase sempre. a nossa governanta agora vira e mexe saca sua carteirinha de ex-torturada.
    []’s

    • Já era incompetente quando exercia a atividade de terrorista e seu grupo MOLIPO assassinou um oficial alemão,Major Westerhagen com 10 tiros em vez do major Gary Prado (boliviano) captor do Che Guevara.Matar oficiais estrangeiros,vá lá, O MOLIPO estava lutando para estabelecer uma ditadura comunista no Brasil,mas confundir alemão com boliviano é demais.

  10. Nas devidas proporcoes – claro! -, me fez lembrar os diplomatas brasileiros que, arriscando a pele, abrigaram e concederam passaportes e salvocondutos – falsos – a cidadaos europeus cacados pelo regime nazista. E olha que isso aqui era uma ditadura…

  11. Patriota “caiu para cima”, ao ser “condenado” a assumir o cargo de embaixador do Brasil na ONU.
    Saboia, sozinho, não teria condições de organizar aquela “fuga alucinada”, parece nome de filme B.
    Pensando bem, acho que não é filme, tudo isso é puro teatro.

    • Milton, será que esse tal Renato também mandou uma cartinha prá Miriam Leitão? Afinal, ela também escreve n’O Globo. Em tempo – muito boa a explanação do caso feito por ela.

  12. Em que pesem os argumentos, de um ou outro lado, e ainda que não se queira entrar nos méritos (ou preferências) políticas – parece alentadora a decisão do diplomata, decisão movida pela “coragem, coração, caráter”. Todavia, há outras perspectivas, como a do deputado Cláudio Puty (ver em: http://revistaforum.com.br/blog/2013/08/fuga-de-senador-boliviano-foi-acao-orquestrada-diz-deputado-do-pt/ ). Aqui se pode argumentar que se trata de um deputado do PT e por aí vai. Cabe questionar então o papel da imprensa (talvez não seja o caso, aqui, neste blog) no esclarecimento dos contraditórios, não apenas na aceitação das declarações oficiais ou versões pessoais. Caberia esclarecer, investigar (seria desejar demais?) todo o contexto de tais acontecimentos, perguntar, por exemplo, sobre quem compunha a tal ‘missão oficial’ em que estava o referido deputado (e se tais membros corroboram a avaliação do parlamentar), se há outros funcionários da embaixada que sustentam a versão de Saboia, enfim, um jornalismo mais aprofundado – para que se possa formar uma opinião mais realista, e aí sim, registrar (aplaudir?) a atitude do diplomata ou constatar, de vez, como estão contaminadas (partidariamente) as relações e ações.

  13. Coração Caráter e Coragem.Você pode começar um movimento na net apoiando esse rapaz que se não for demitido vai ser mandado para o Burundi.? O Brasil precisa de mais Eduardos Saboia e menos PTriotas.Vamos lá ,Cora.Você tem a caneta .

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s