Candy Crush: dicas

candy crush

Ao longo da semana, cheguei, enfim, ao fim da linha do Candy Crush no iPad e nos celulares: a estradinha acaba subitamente, num ícone de ferramenta. O número da fase é 395. Seria um grande alívio se fosse só isso, mas no PC ela continua indefinidamente: já estou na fase 432, atormentada por uns piões coloridos que infernizam tanto quanto o chocolate, e não há fim à vista, o que significa que continuo gastando tempo e energia detonando balinhas.

Como sabemos todos, Candy Crush é, em boa parte, um jogo de sorte — a estratégia ou a velocidade são importantes, mas dependem, em última instância, do que se recebe no tabuleiro. Quanto a isso, não há nada a fazer; mas sempre se pode dar um jeitinho aqui e ali.

— Quando as suas vidas acabarem, e nenhum amigo tiver se manifestado ainda oferecendo novas, adiante o horário do tablet ou do smartphone. Basta ir em configurações, desmarcar o ajuste de horas automático e acertar o relógio em uma hora a mais. Com isso, a dívida de tempo com o jogo fica zerada por mais alguns rounds e você pode continuar jogando. Se essas novas vidas conquistadas também acabarem, adiante mais uma hora, e assim sucessivamente. Vale para o desktop também. Apenas não se esqueça de, terminada a brincadeira, voltar às configurações e habilitar novamente o ajuste automático, ou a sua vida prática se tornará um caos. É importante lembrar que, nessa volta do relógio, a sua dívida de minutos não será perdoada — mas ela pode ser recuperada à noite, enquanto você estiver dormindo.

— Economia de vidas: não use imediatamente todas as vidas recebidas dos amigos. O jogo só “lê” cinco, de modo que se a gente marca todas as vidas recebidas de uma só vez, acaba perdendo um precioso estoque. Isso não vale para a mudança de nível, porque as “passagens” mudam — às vezes são de trem, outras de barco ou de avião.

— As balinhas vieram muito ruins? Há jeito para isso também. Se você ainda não tiver começado a jogar, saia da partida e entre novamente. Elas voltarão em nova disposição. Se você já tiver mexido em algumas delas, porém, esqueça este macete, pois o jogo voltará ao ponto de onde foi abandonado.

— Balinhas listradas na horizontal eliminam filas na horizontal, balinhas listras na vertical eliminam filas na vertical. Elas não surgem aleatoriamente: quando a combinação de quatro balinhas é fechada na horizontal, o resultado é uma balinha riscada na horizontal. Mesma coisa na vertical.

— Sempre que possível, jogue na parte de baixo do tabuleiro. As chances de boas combinações aumentam, e as balinhas descem mais rápido. Isso vale sobretudo para as jogadas contra o relógio, em que a gente tem que fazer um número determinado de pontos em poucos minutos.

— Exceto por essas jogadas de tempo, não caia no clima de terrorismo psicológico dos efeitos sonoros: estude todas as possibilidades com calma. Às vezes há combinações ótimas que a gente deixa passar por pura pressa.

— Guarde os peixinhos coloridos para o fim, porque eles são muito úteis para limpar a gelatina dos lugares difíceis, que a gente não consegue remover com combinações de balinhas.

— Não se esqueça da dica da semana passada: usar o leethax, extensão do browser Firefox, que dá vidas infinitas, balinhas especiais e tudo o que a gente precisa para sair das fases empacadas, exceto mudanças de nível. Use mas não abuse: afinal, qual é a graça do Candy Crush sem desafios?
(O Globo, Economia, 24.8.2013)

30 respostas em “Candy Crush: dicas

  1. Oi! Estou com um problema, recebo a mensagem que a conexão do facebook expired, então não consigo peir aos amigas para me liberarem para o próximo level, estou no 140. O que tenho que fazer? Obrigada.

  2. Trabalhar naquilo que a gente gosta é uma benção. Se eu tivesse que jogar algo 500 vezes, para escrever a respeito, estaria me sentindo condenada ao Inferno.
    Mas, acho que você está fazendo um pouco de gênero: dá para parar de jogar, quando quiser, não?
    De qualquer maneira, seus post sobre o Candy Crush funcionaram, para mim, como um excelente alerta e eu deletei este e outros jogos do meu celular. Não sei se era esta a intenção, mas valeu!

  3. Outra dica (que nos deixa mais viciadas em jogos): enquanto aguarda vidas no Candy Crush, vá para o Pet Rescue Saga (também da King)…

  4. Tem remédio contra esse tal de Candy Crush? Tipo tratamento psicológico, clinica de recuperação, essas coisas? Acho que parece ser um novo tipo de, como direi, hábito
    que prejudica outras atividades regulares… Que coisa!

  5. Crush pra mim é aquele refrigerante de laranja antiiiiigo ….Cora, não sei se vc ainda lê os comentários por aqui ou só no Face e Twitter (não tenho nenhum deles), mas queria saber se acabaram mesmo os posts sobre frescurinhas , adorava! E tb queria que vc conferisse a homenagem ao Millôr ,no maravilhoso Arquivo Geral do Estado de São Paulo.

  6. Vc esqueceu de dizer que, ao ‘juntar’ a balinha listrada com a quadradinha (como a embalagem de uma bala), apqrecerá uma bala listrada enoooorme, que eliminará, de uma vez só, três linhas e três colunas! É o melhor coringa q se pode conseguir (pelo menos, até agora…) rs

  7. Vc afundou de verdade nessas balinhas! Sei bem o que é isso, nem criei conta no CC pra não correr o risco, mas não foi possivel esquivar do BB (Breaking Bad) que está cada vez melhor.

    Episódio 11 da temporada 5 é amanhã a noite, promete… Queria adiantar o relógio também pra chegar logo.

  8. Nesse jogo de balinhas eu me sinto uma pamonha. E ver um texto inteiro de dicas e macetes de alguém com a cabeça tão ou mais ocupada que a minha é surpreendente.
    E tem mais uma sensação ruim: a de me incomodar por ter preguiça de me entregar ao Candy Crush!

Diga lá!

