Xperia Z Ultra: sem rivais

Sony Xperia Z Ultra

O Sony Xperia Z Ultra chega ao mercado internacional em fins de setembro; em outubro, estará no Brasil. Depois disso, o mundo dos tablets pequenos, conhecidos pela horrenda alcunha de phablets (phone + tablet), não será mais o mesmo. Sério: fui a São Paulo ver esse gadget espantoso e voltei com a certeza de que havia encontrado uma das raras maquininhas que redefinem todo um setor.

Para começo de conversa, ele é lindo. Tem a tela full HD mais fina do mundo, tornada ainda mais elegante (e impressionante) pelo design matador da Sony. Nessa tela, de 6″4, pode-se desenhar e escrever com literalmente qualquer coisa, de ponta de caneta Bic a lápis comum; ela permanece intocada, linda e lisa, sem um arranhão. Ela também pode ir para a praia ou para a piscina, porque o Xperia Z Ultra é à prova d’água (ao contrário de “resistente à água”, como alguns outros aparelhos). Pode ser usado em profundidades de até um metro e meio, durante cerca de 30 minutos. É perfeito para tirar fotos da turma se esbaldando num dia de calor, ou para jogar Candy Crush na banheira.

Além disso, ele tem TV Digital. Este é um privilégio que só nós e os japoneses teremos; o resto do mundo receberá o XZU sem essa importante capacidade.

{{{ Detalhe que esqueci de comentar na coluna do jornal: não só é possível gravar os programas de televisão, como pré-programar a gravação. }}}

Tem também uma câmera de 8 Megapixels de excelente qualidade, acompanhada por bons programas de edição.

Para quem presta atenção nesses detalhes, vale lembrar que o seu processador é o Snapdragon de 2.2GHz, o que garante um desempenho nada menos que fabuloso.

Comprei um iPad Mini há coisa de um mês e, na comparação com o Xperia Z Ultra, ele é pesado, lento e pouco versátil. Sem falar na tela, totalmente ano passado. Este último problema será resolvido com o lançamento do próximo mini que, dizem, vem com retina display; mas, ainda assim, o pequeno Sony bota a concorrência toda no bolso e sai assobiando.

Assim como o Note da Samsung, seu principal rival, o XZU pode ser usado como telefone. É meio grande para levar ao ouvido mas, para que ninguém pague esse mico, a Sony desenvolveu um pequeno fone NFC, que funciona conectado ao tablet. Assim, pode-se atender a chamadas discretamente… e continuar jogando Candy Crush. Não é a perfeição?

Não sei ainda como é a sua vida de bateria; o tempo que passei brincando com ele não foi suficiente para me revelar isso. Também ainda não sei quanto custará. Ricardo Junqueira, presidente da Sony Mobile do Brasil, diz que, como tudo depende do dólar, ele mesmo ainda não tem um número definitivo. O certo é que será caro: o XZU é super topo de linha, e deve ficar na faixa dos smartphones mais sofisticados, leia-se R$ 2 mil ou um pouco mais.

Tá certo; afinal, o aparelhinho é mesmo uma jóia.

o O o

Eu havia prometido uma coluna de dicas sobre o Candy Crush, mas fiquei tão empolgada com o XZU que não quis esperar para contar o que vi. Mas aqui vai a dica mais quente de todas: há uma extensão do Firefox chamada Leethax que garante vidas infinitas e, sobretudo, boosts em quantidades ilimitadas. Basta ter o Firefox, buscar o Leethax, baixá-lo e reiniciar o navegador. Jogar direto com ele não tem graça, pois o desafio desaparece, mas é sempre bom ter uma mão na roda quando se cai numa daquelas fases enjoadíssimas que ninguém consegue ultrapassar.

(O Globo, Economia, 17.8.2013)

Anúncios

18 respostas em “Xperia Z Ultra: sem rivais

  1. Cora, qual tablet disponível hoje no mercado brasileiro você recomendaria para leitura, edição de textos e, eventualmente, navegação pela internet? Obrigada!

  2. Leu Caetano hoje, Cora?
    O fim foi de arrepiar.
    Tentemos todos viver a altura também.
    Muito lindo.
    Beijos nas Rónais.

  3. Ah, preciso contar! Acabei de ler a Veja/Sampa onde Mattew Shirt fala de seu amado pai!
    O assunto não deveria estar aqui. E se quiser, pode retirá-lo. Se tivesse scanner, tentaria enviar. Saudações!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. oi,boa noite!!
    li no Globo, sua dica a respeito do LEETHAX para jogos.
    tento instalar no meu PC, mas o antivírus que tenho, bloqueou a instalação com um aviso de software “MAL INTENCIONADO”, o que fazer?
    agradeço sua atenção.

  5. O. T. – Perdão, mas não aguento: meu sobrinho-neto Théo, que fará 3 aninhos em outubro, tem seu “uaipóide” (conforme ele diz). Agora, ele pode pedir pro papai trocar, não é mesmo? Ontem à tardinha, ele queria conversar com seu priminho de 5 meses e meio. Falou, falou e, claro, o Arthur nada disse. Théo virou-se pra avó (minha irmã) e perguntou: – Vovó, é por que ele fala inglês?
    E vamos dormir com um barulho desses. Perdão, mas meus sobrinhos-netos (nove) são geniais…

  6. Nossa, deu ate calafrio!Quero! Desde meu note, meu notebook ficou estacionado. Embora ainda ache que o android rode pesado e perde por nao ter uma fluidez no sistema…Ansiosa. Ja tinha visto um review pela NET em algum lugar e achp que sera top. Acho que a Sony ta chegando forte nos smartphones.

  7. Interessante, mas apesar das especificações ele não tem nada que realmente faça alguém querer trocar de smartphone, porque US$800 é caro demais para um celular Android igual a qualquer outro celular Android mais barato.

    • Ele não é exatamente igual a outro Android qualquer não, Alex. O OS até pode ser, mas ele é à prova d’água, tem TV, permite gravar programas e tem proporções fantásticas. Depois que comecei a usar o Windows Phone deixei de me empolgar com o Android, mas esse daí é outro departamento…

      • Eu realmente estou decepcionado com todos os modelos, sejam iOS, Android ou Windows. Alto preço, obsolescência rápida, perda de privacidade, etc. Estou quase voltando para os feature phones!

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s