E se a Nokia fosse Android?

No mundo dos smartphones, há uma pergunta que não quer calar: por que a Nokia não adotou o Android em vez do Windows Phone? Muitos jornalistas da área acham que, se ela tivesse optado pelo sistema da Google quando abriu mão do Symbian, estaria de novo na crista da onda. Na época — aí por 2011 — o Android já era um SO bem estabelecido, com milhares de aplicativos, ao passo que o Windows Phone dava seus primeiros e solitários passos. Todos, mesmo os que não pensam exatamente assim, vêem por trás dessa escolha a mão de Stephen Elop, primeiro CEO não-finlandês da empresa, recrutado nos quadros executivos da Microsoft.

Confesso que, assim que a escolha do Windows Phone como plataforma exclusiva dos smartphones da casa foi anunciada, fui mais uma entre os milhões de usuários revoltados que encheram telas e telas de fóruns com mimimis. Eu gostava muito do Symbian, não gostava nada da Microsoft, achava o Android um sistema promissor e me peguei com uma vaga antipatia por Elop — a respeito de quem não sabia nada. A Nokia, pensei com amargura, estava indo a passos largos para o brejo.

Comecei a mudar de opinião quando, em março do ano passado, usei um Lumia 800. O aparelho era lindo e bem acabado; o sistema operacional (WP 7.2) era interessante, e muito diferente de tudo o que eu havia visto até então. Mas não tinha aplicativos — e o célebre Fator Wow! não chegou a aumentar muito os meus batimentos cardíacos.

Minha conversão ao Windows Phone se deu um ano depois, com o Lumia 920, que roda o WP 8: hoje ele é o celular em que uso o meu número pessoal, ou seja, o meu aparelho de verdade, do coração. Considero o WP 8 o melhor dos sistemas operacionais atuais para smartphones, e o Lumia 920 o melhor aparelho do mercado. Por causa disso, passei a simpatizar com Elop e a achar que ele havia, afinal, feito uma boa escolha. Ainda assim, não estava (e não estou) muito certa se dois ou três modelos Android não fariam bem à Nokia. Essa foi, portanto, a primeira pergunta que fiz ao CEO quando o entrevistei, junto com outros colegas latino-americanos, durante o lançamento do Lumia 1020 em Nova York.

Stephen Elop, que é uma pessoa efetivamente simpática, explicou que não. Na verdade, ele não vê grandes vantagens no Android; acha que o mercado deste SO está concentrado nas mãos da Samsung, que vai bem (por mérito próprio e não por mérito do Android), ao passo que os demais fabricantes estão perdidos num mar de mesmice.

Com o Windows Phone, a Nokia tem a oportunidade de se sobressair — e tem, também, uma parceria poderosíssima. Ao contrário de gastar em licenciamento, ela recebe recursos diretos e indiretos da Microsoft, aliada mais confiável do que o Google: quase toda propaganda que a gigante de Seattle faz do seu sistema para smartphones é estrelada por algum Lumia ou Asha. Passa a ter também maior penetração no disputadíssimo mercado norte-americano, mais orientado por operadoras do que por fabricantes (tanto que, depois do 920 para a AT&T, já lançou outros dois modelos exclusivos, o 928 para a Verizon, e o 925 para a T-Mobile).

Stephen Elop está convencido de que a Nokia só reconquistará o seu papel de braços dados com a Microsoft e com o seu extraordinário sistema operacional. Eu, que sou fã de longa data da empresa finlandesa, torço agora para que seus smartphones não sejam a Betamax dos novos tempos — a tecnologia perfeita que perdeu a parada para um produto pragmático.
(O Globo, Economia, 20.7.2013)

37 respostas em “E se a Nokia fosse Android?

  1. Gostaria que você comentasse em seu Blog, sobre o problema entre Google/YouTube e app do Windows Phone para YouTube.
    Li dois artigos sobre o assunto, mas não ficou claro o que devemos esperar para o futuro.
    Do jeito que está, não é possível usar YouTube no Windows Phone, se é que entendi direito:
    http://www.theverge.com/2013/8/13/4618986/windows-phone-youtube-app-returns-after-google-complaints
    http://allthingsd.com/20130815/google-shuts-down-microsoft-youtube-app-again/

    • YouTube continua funcionando no Windows Phone sem problema. Rolou um stress entre a MS e o Google a respeito da versão anterior do programa, que permitia baixar os filmes para o aparelho, mas o incidente já foi superado.

    • Vc nao tem senso de oportunidade nao, cara? Va fazer o seu proselitismo pra quem interessa! Aqui, vc so perturba o ambiente. Vc eh muuuuuto chato. Chato nao se define, chato eh chato e pronto. Es a perfeita traducao de um.

      • e eles querem mudar o país. se for para ficar do jeito deles, podemos pegar a coréia (a do norte, que a do sul é muito burguesa) como modelo. e, para não esquecer:
        bibi é bobo ou bibi é boba.

        []’s

  2. A Receita cobra na Justiça uma dívida de 2,6 bilhões de reais da Globo, presentíssima no Millennium pelo acionista João Roberto Marinho e mais os colunistas de sempre.

        • Errei nada.
          Vamos ver se Cora Ronai apóia mesmo a RAPAZIADA:
          Depois de Veja, Anonymous protesta contra a Globo
          “Desliguem suas TVs, Quem tem o Peoplemeter em casa boicotem os telejornais, boicotem a Rede Globo Faça isso pelo seu país!”
          O Anonymous criticou também os profissionais que trabalham para a TV e acusou a mídia de criminalizar os movimentos sociais. “Você não sabe mais uma boa parte do dinheiro sujo desse país serve para pagar o salário desses “jornalistas” que nos chamam de marginais! Por que a grande mídia criminaliza os movimentos sociais?”.

            • ô Nelson .. a culpa é do nosso idioma. Se estivessem escrevendo em inglês, teria uma grande diferença entre “but” e o “more”… Aliás, se é anonymous por que não escrevem em inglês ? Ou, por que não viram Anonimo ou Anonimos ?

  3. Vamos aguardar o IOS 7 até o fim deste ano…pelo que vi será incrível. Apesar de aficcionado ao IOS , adoro este tipo de disputa entre os SO, pois nós, os usuários, ao fim do dia somos beneficiados com a evolução constante. Apesar de eu não ter tido a oportunidade de por as mãos em um Nokia Lumia, te falo que me sinto bastante, mas bastante satisfeito mesmo com o Iphone5. Não acho os aparelhos nem os demais sistemas tão “atemporais” quanto os produtos da maçã. Mas sua matéria despertou curiosidade, e isto é bom.
    Forte abraço.

  4. Ola, Cora! Acho que muitas pessoas implicam com o Windows Phone sem nem mesmo te-lo experimentado. Não sabem o que estão perdendo. Tenho um Lumia 920 e ele é maravilhoso. Os aplicativos do Here estão cada vez melhores. Abraços!

  5. OI CORA, ME DESCULPE, MAS UMA AMIGA PEDIU PARA EU COLOCAR ESTA PERGUNTA PARA VOCÊ ( OU DEMAIS POSSUIDORAS E POSSUIDORES DE GATOS )

    Oi Cora, estou pensando em presentear o meu pai com um gatinho ou uma gatinha. Ele completará 80 anos em novembro e quando era solteiro ( há mais de 50 anos ) teve uma gata que ele adorava, Brigite. Sei que ele gosta muito de gatos, mas como não tenho nenhuma experiencia no assunto, gostaria de pedir a sua orientação quanto a que tipos de cuidados são realmente necessários para a convivência aceitável com o bichinho e ele ( ou ela ) com a familia. Um exemplo simples: Ele precisará se livrar das diversas plantas que tem em casa ? Soltam muitos pelos, que dão alergia nas pessoas ?

    • Tou aqui me metendo onde não sou chamada: os gatos soltam pelos, assim como as pessoas perdem cabelos. É bom aspirar a casa todas as semanas. mas é bom aspirar a casa mesmo não tendo gatos, não? Eu tenho plantas e gatos (4) e eles convivem bem. às vezes um dos meus gatos (o Sinatra) ataca uma ou outra folha, acho que ele acha que é salada. Mas nada de sério. Os gatos (ao contrário do que muitos dizem) são super afetuosos e fazem muita companhia à gente. Dão MUITO menos trabalho do que cachorros, Precisam de comida, água e areia limpa. e uma visita ao veterinário de vez em quando, nada de muito complicado. Minha filha tem alergia, mas diz que com a convivência com os bichanos (que são dela, aliás!) a alergia está diminuindo rapidamente… e prefere a alergia com gatos do que sem alergia e sem gatos.

      • Oi Laura,
        Muito obrigado pela ajuda. Aproveito o embalo para parabenizá-la. muito tardiamente, pela excepcional apresentação que você fez aqui na Igreja Santa Monica há tempos. Parabéns e, mais uma vez, muito obrigado.

        • Muito, muito obrigada! A gente fica muito feliz quando os concertos agradam.
          Quanto a gatos: diga para sua amiga que os melhores gatos são os vira latas, mesmo. Costumam ser mais sudáveis e mais afetuosos do que os de raça (meus 4 são vira-latas totais. Lindos!). Há uma pet-shop aqui em Botafogo, na Voluntários da Pátria, que volta e meia tem gatinhos lindos para doar. Os gatos são super bem cuidados e eles ainda oferecem a primeira consulta de veterinário grátis. Eles são muito simpáticos, mesmo. Minha filha mais velha adotou um gatinho de cor manteiga, de lá, o Isidoro, e está completamente apaixonada pelo bichinho. O nome da loja: Patas e Penas, tel 25374467/7080.

          • Mais uma vez, muito obrigado.
            O negócio é que ela quer dar um gatinho de presente para o pai ( o tal de 80 anos ). Gato não é sapato e acho que ela deve perguntar para ele, ou para a esposa dele, se tem paciencia e vão cuidar / gostar do gato. Eu espero que gostem ! Suas dicas foram preciosas. Valeu !

            • Eu também vou me meter na história: acho que não dá para dar um gato de surpresa para um senhor de 80 anos. E se ele concordar, o melhor é dar um gato já adulto – há muitos para adoção pois quase todo mundo só quer saber de filhotes. E filhotes eu acho meio arriscado pois pode virar a casa do senhorinho de cabeça para baixo além do risco de causar um acidente – uma queda do senhor, por exemplo, ao andar nos meios das nossas pernas como eles costumam fazer (sinto muito gente, mas eu não consigo imaginar um senhor de 80 anos com um gato filhote em casa, por mais fofinhos que eles possam ser). A vantagem de um gato adulto é já conhecer sua personalidade. Enfim, é isso. Desculpem a invasão.

            • Acho que não dá para comentar na observação da Jussara, portanto aí vai:
              O tal senhor de 80 anos é muito ativo, muito falastrão… mas EU acho que este negócio não vai dar certo, concordo com você ! Principalmente que ele tem esposa, ou seja, tem que falar com ela também… Como o aniversário é em novembro, ainda falta muito para decidir. Ela resolveu dar um gato, porque ele sempre se recorda da tal gata Brigite…
              Vamos ver….
              Obrigado pela intromissão muito bem vinda !

  6. Seria desvantajoso para o usuário que uma empresa tivesse domínio do mercado de sistema operacional para smartphone/tablet.

    Viva la concorrencia!

  7. Penso, Cora, que seus temores de que o Windows Phone tenha o mesmo destino do Betamax sao muito procedentes… Veja o final do artigo sobre o Elop, na Wikipedia:
    “On May 2013, after the two years that he had been granted for the Windows Phone switch, Elop was pressed by Nokia shareholders about his lack of results in his attempt at putting Nokia back into the smartphone race. During a meeting he was told that he didn’t have much time left unless results finally emerged, and investors suggested a rethinking of his Windows Phone strategy and to “switch roads”. To this, Elop replied that there was no turning back on his decision of adopting Windows Phone. Analysts have ventured that Nokia’s smartphone race is a lost one, and that if they are to regain their position in the market, it would have to be by means of low-end devices.[25]
    In June 2013, it was reported that Microsoft had been to advanced talks for buying Nokia, but the negotiations had faltered over price and worries about Nokia’s slumping market position.[26]
    As of June 2013, Nokia’s mobile phone market share had fallen from 23.4%[27] to 14.8%, their smartphone market share gone from 11.7%[27] to 8.8%,[28]and their stock value dropped by 85% since Elop’s takeover.[29]”

    • Esses números são mesmo impressionantes, mas a gente não pode esquecer que o Elop pegou a Nokia em queda livre. Eu torço muito para que a dobradinha Lumia + WP se destaque e conquiste mercado, porque, no momento, não conheço nada melhor. Betamax 2, a missão!

      • Cora, voce conhece o caso muuuuito melhor do que eu, que peguei o bonde andando e falei apenas de orelhada. Mas acho tudo meio estranho, inclusive que possa estar mesmo rolando um complo para a compra da Nokia pela MS (a tal historia do Elop ser um cavalo de Troia la dentro). Caso isso aconteca, pode significar a ressurreicao da Nokia. O problema eh que os produtos Microsoft tem estado mais para VHS do que para Betamax…

  8. Olá Cora,

    Bom dia.

    Não é só você que gosta do Windows Phone. Dias atrás, levei para uma loja da TIM um smart antigo, que ganhei de uma prima canadense, para que me ajudassem a faze-lo conectar com a WEB. O smart é Samsung, ainda com teclas e sem tela touch screen,.. mas roda o WP! Ao descobrirem que o SO era o WP, a expressão de todos os vendedores e técnicos que viam o aparelho era de grande admiração!

    Sobre a Microsoft e a Apple:
    considero histórico e imperdível um livro escrito em 98, quando S. Jobs ainda estava vivo: “A Segunda Vinda de Steve Jobs”. Seu autor, colunista da PC World, resumiu assim a diferença entre Jobs e Bill Gates: Jobs era um visionário que oferecia aos consumidores equipamentos inovadores e de alta performance; Gates era um comerciante que colocava no mercado software de má qualidade, cheio de bugs, corrigindo os erros aos poucos, muitas vezes anos depois.

    Interessante, não?
    Um abraço,

    André

  9. Oi Cora! Lia sempre suas colunas no caderno de informatica do globo… Era um prazer juntar minha pouca grana (bem suada) pra comprar o jornal e ler e reler todo caderno rs.

    Eu sempre achei a escolha do WP mais vantajosa pra nokia e eu pelo contrario torcia contra a escolha do android (sistema que eu nao curto de forma alguma).

    Acho que a microsoft chegou em um modelo de negocios justo… Não é fechado como o da apple mas não é prostituido sem etica como a google.

    E sim pra mim sistema operacional tem que ser controlado e nao aberto.

    • Prostituído sem ética… Se ao menos vc tentasse explicar qual parte do android se encaixa nessa definição.

Diga lá!

