Block é vida, block é saúde!

A área de comentários do blog está bichada. Alguns governistas têm se manifestado, com a clássica gentileza que os caracteriza; com a clássica hombridade também, já que permanecem todos corajosamente anônimos.

Apaguei dois ou três comentários, depois mudei de ideia — será que não é mais interessante deixar o que já está aí para que todos possam ver como são educados e inteligentes?

É claro que não pretendo deixar isso aqui virar a Casa da Mãe Joana. Mas não custa tomar conhecimento do que se passa na cabeça dos vândalos e dos reacionários.

Já escrevi sobre isso no Facebook, mas lá, até pela quantidade de gente que circula, não posso me dar ao luxo de deixar de capinar o jardim. Reproduzo o texto:

• Nunca bloqueei tanta gente, seja no Twitter, seja aqui no Facebook. Não tenho nada contra opiniões contrárias à minha, nem preciso dizer, mas tenho TUDO contra gente que não discute opiniões e cujo único argumento é desqualificar o interlocutor, nisso revelando toda a sorte de preconceitos.

Para essa turma esclarecida eu sou velha, sou representante ao mesmo tempo das donas de casa da Lagoa e do PIG, sou funcionária da Globo, sou burguesa e só tenho competência para escrever sobre gatos. Só não me chamaram ainda de gorda, mas tenho certeza de que não demora.

São fatos verdadeiros, quase todos. Chegando aos 60 anos, deixei de ser jovem há tempos. Moro mesmo na Lagoa. Sou dona de casa na medida em que somos todas nós, mulheres, donas de casa. Sou burguesa como é burguês qualquer cidadão de classe média que vive numa cidade. É verdade que não trabalho na Globo, e sim no Globo — mas é inútil esperar que quem usa “argumentos” desse nível tenha capacidade mental para perceber a diferença que faz um artigo definido.

Mas desde quando qualquer desses fatos me impede de exercer a minha cidadania? Quer dizer que donas de casa não podem se manifestar? E por que a voz de alguém que mora na Lagoa vale menos do que a voz de alguém que mora em Copacabana ou no Cosme Velho? Até que idade um cidadão tem direito de expor o que pensa?

Facilitaria muito a vida de todos nós excluídos se, da próxima vez, essa turma nos fizesse o favor de lançar um infográfico, estabelecendo limites de renda familiar, profissão, empregador, faixa etária e endereço, para que fique claro, de uma vez por todas, quem está autorizado a ter opinião no país.

 

Update: Capinada básica realizada!

32 respostas em “Block é vida, block é saúde!

  1. Dá-lhe Cora, tuas opiniões são sempre esclarecedoras e demonstram todo o espírito que felizmente se apossa dos nossos jovens manifestantes, pois apesar de “estar chegando aos 60”, a juventude, sei que é clichê, é somente um estado de espírito. E você é jovem sempre! Parabéns Cora!

  2. Cora, ja nos encontramos até pessoalmente. Eu era reporter de informatica do quase extinto JB, nos vimos em um evento que teve a presença do Lawrence Lessig. Nao sou anonimo, tenho orgulho disso. Deixei de trabalhar como jjornalista, mas me sinto atingido a cada noticia de jornalista agredido por baderneiros, ou carro de TV incendiado.

    Voce está sentindo a ira da horda que participa desse motim, mesmo que eletronicamente. Os policiais sentiram essa ira na pele. Incautos manifestantes que acharam que o protesto de quinta seria pacifico tambem sentiram isso. Estou achando que isso tudo é o maior prank da historia, integrantes do Anonymous devem estar morrendo de rir. Talvez algo de positivo saia dessa historia, mas ate agora tudo que se conseguiu foi os tais vinte centavos.

    O protesto de quinta feira no Rio nao foi lindo. Nao foi pacifico. Por pouco alguem nao sai de lá para o IML. E eu considero que voce deveria admitir que o protesto foi violento, como estão sendo violentos contigo.

    E nossa democracia precisa melhorar, claro. O PT de Porto Alegre criou o orçamento participativo, mas o de São Paulo nao colocou isso em nivel federal. Nos Estados Unidos, toda eleiçao de representantes acontece junto com dezenas de perguntas de pleibiscito. Lá, até os estados tem leis diferentes: quem discorda frontalmente do uso da canabis pode se mudar da California.

    Discordo do seu ponto de vista sobre os atos de quinta-feira no Rio. E defendo seu direito a ter essa opinião.

    Como se escrevia nos velhos tempos,
    []s.

    • Como apenas “os tais vinte centavos”, Bruno? Vai que o brasileiro passe a gostar de “Micareta fora de época na hora certa” e saia às ruas quando achar que há “micaretagem” demais. O Dirceu, por exemplo, se NÃO for em cana, vai se “orgulhar” de provocar a maior “Micareta fora de época” que verá o Brasil. Até lá, a Polícia substitui as balas de borracha por “jujubas”, qué vê?

      • Cora, Corinha! Você publicou no jornal e no seu blog fotos de pessoas mascaradas. São pessoas mascaradas que estão cometendo as maiores atrocidades! Esse sujeito que me respondeu está escondido atrás de um pseudônimo. É um mascarado. Um anônimo. Ou você conhece algum brasileiro que se chama Strix Flamea?

        Cora, se você quiser dar um conselho para as pessoas, sugiro o seguinte: se quiser protestar publicamente, proteste. Mas não use uma máscara. Não se esconda no anonimato. Os bandidos estão se escondendo sob o manto do anonimato. Pondo a perder tudo que você acredita. Denuncie eles. Você tem esse poder. E tem boas intenções, que eu sei.

        • E quem avisa amigo é: o Rio Sul informou que não abre nesse domingo. O motivo: uma manifestação em Copacabana. Será que essa vai ser pacífica mesmo, do início ao fim? Sei que hoje 30 foram presos em Bangu por depredar lojas, sendo 15 menores. Na manifestação na Barra, foram 14 presos, sendo 5 menores, também por depredação. Minha sugestão para você, Cora? Desligue a internet, os telefones celulares, a TV, e faça alguns minutos de reflexão. Fez bem para mim.

          E, pelo sim, pelo não, amanhã vou procurar estar longe de Copacabana.

          • Essa máscara do Guy Fawkes é recordista de vendas na Amazon. Supera Batman, Harry Poter e cia. Só que a Time Warner adquiriu os direitos da imagem e fatura uma bolada com a venda do acessório. Esses revolucionários de hoje… enriquecendo o bolso imperialista da Warner Bros

            By the way, meu nome também é Bruno.

      • Desculpe, tá cora?
        Quero me apresentar: Meu nome real é Bruno, mas também poderia ser Bruna.
        Sabe como é que é, setenta e muitos anos atrás os escrivães de cartórios registravam nomes absurdos.
        Coisas da época.
        Mas a exemplo de Luís Inácio, poderia até adotar o apelido de Lula.

  3. Continue lutando Cora,mas sugiro que não publique mais os comentários grosseiros e raivosos desses covardes.Todos são valentes pela net ,mas usar a net e o anonimato é exagerado

  4. Nossa, como tem desavisados (para não dizer outra coisa) neste País! Tenho nojo de uma certa “raça” que nem sabe a história dos brioches de Maria Antonieta (embora Rousseau diga ser falsa). Que viva a democracia; que viva a liberdade!

  5. Muita gente torce o nariz para mim assim que sabe que eu sou “do lar”!
    Ja vi muita conversa animada morrer depois desta frase
    Isso mesmo respondo assim sou “do lar”!
    Sou inteligente tenho opiniões, falo três idiomas, fui atras de cultura, conhecimento,artes, história e respostas. Mesmo com um português capenga aprendido em sala de aula de fazenda com quadro dividido para três series, andava 2h em estrada de chão, contra a vontade de toda minha família analfabeta que não entendia minhas razoes . . Acredito que os verdadeiros esclarecidos são os que nos ouvem independente de classe escolaridade, e todos os outros fatores que nos difere uns dos outros. Esta é a única maneira de crescermos, pois a grandeza esta no saber ouvir e não no aniquilamento do que nos é dito.
    Continue firme Cora estamos com você!
    Abraços.

Diga lá!

