Os bichos cariocas vão mal, coitados

Os bichos cariocas vão mal, coitados.

A denúncia mais recente vem das protetoras que cuidam dos gatinhos abandonados do shopping Cittá América, na Barra: depois de ter sumido com mais de cinquenta animais, a administração está impedindo que os poucos que sobraram sejam alimentados. Cada vez que uma protetora leva ração para os pobrezinhos, os seguranças chamam a polícia e/ou jogam a ração fora.

Isso é crime, claro, mas o Cittá América não está nem aí para isso.

O que nós podemos fazer, além de gritar e de boicotar este lugar abominável?

Podemos, por exemplo, deixar a nossa opinião na página do Google+, já que a página do shopping em si está fora do ar; e podemos entrar em contato com os comerciantes lá estabelecidos para que saibam o que pensamos da forma como o seu condomínio vem sendo administrado. Há uma lista de negócios com telefone e email na própria página do Google+

Recomendo cortesia e carinho no trato com os comerciantes que, eventualmente, podem não ter nada a ver com os desmandos da administração, e que podem ser tão vítimas quanto os gatos dessa gente indigna.

A situação já foi denunciada à Sepda que, até o momento, não fez nada.

Aliás, há várias queixas contra a Sepda na internet, e há até uma manifestação contra o secretário marcada para a próxima quinta-feira, em frente à prefeitura. O motivo é a situação em que se encontra a Fazenda Modelo, a julgar pelas fotos um verdadeiro modelo de insalubridade e de descaso com os animais.

Eu tenho boas relações com Cláudio Cavalcanti. A minha impressão pessoal é que ele é verdadeiramente dedicado aos bichos, e que está fazendo o que pode com o exíguo orçamento de que dispõe — e, convenhamos, com a pouca importância que a prefeitura dá aos animais e à secretaria.

O caso do Campo de Santana é típico: a Sepda se propõe a reativar o posto veterinário local, enquanto a Fundação Parques e Jardins fica fazendo corpo mole. Se o prefeito Eduardo Paes tivesse um pingo de cuidado com os bichos, já teria chamado o diretor da Fundação às falas.

O fato é que, para funcionar como gostaríamos que funcionasse, a Sepda teria que ter muito mais funcionários e muito mais recursos para dar conta da quantidade de problemas que lhe cabem. Não só pelo tamanho do Rio, mas sobretudo pela nossa lamentável falta de educação e de civilização, tão bem comprovada no caso do Cittá América — um shopping chique por fora e podre por dentro.

Anúncios

22 respostas em “Os bichos cariocas vão mal, coitados

  1. No “Gente Boa” de hoje:
    A promotora do Ministério Público Chistiane Monnerat encaminhou ao Juizado Especial Criminal da Barra um caso de maus tratos contra gatos no Cittá América. Uma cuidadora de animais denunciou à 16ª DP estar sendo impedida de alimentar os 40 bichanos que vivem nos jardins do shopping. “O responsável pelo shopping irá depor. Tudo isso é um absurdo”, disse a promotora.

    • Sabia que a Dra Christiane nao ia deixar lassar em branco esse absurdo.
      A Citta Vet tem profissionais comprometidos com a causa animal. Só entro ali por causa da Veterinária. Mas sozinhos eles não podem fazer nada.
      Vamos boicotar as demais lojas! Os lojistas pressionarão a adm daquilo.

  2. Boicotado, está.
    Horripilante o relato da gatinha torturada, com as patinhas no ácido. Mas, coerente com o fato de vivermos em um país em que ainda se torturam pessoas.
    E dizimam índios: quer coisa mais fora de moda do que isto, no mundo?
    Sem educação e cultura, temos barbárie. Infelizmente. :-/

    • Já falei com algumas amigas que costumam frequentar o Cittá e todas disseram que vão parar de ir lá. Eu, por minha vez, já não ia antes e agora é que não vou mesmo !
      Acredito muito nessa campanha de boicote pela internet !
      Vera

  3. Já li no fala bicho que a manifestação de 5ª feira,dia 13 dunho, na porta da prefeitura é às 12 horas!!! Quem puder dar uma força, Os anaimais agradecem!

  4. Vamos lá pessoal, quem tem facebook divulguem e arrasem com o Citta America!!! A má propaganda é o que mais arrasa e eu continua pensando que se a body tech fosse chamada a opinar e a fazer alguma ação, poderia se sentir pressionada, por ser um ancora.
    Quanto aos funcionários, sem preconceitos, mas a falta de escolaridade que assola esse país é contra os animais, é só ir nas grandes e pequenas cidades desse país e ver,,,animais não valem nada! Deem um pulo alí em Duque de Caxias, ou até Silves na Amazônia, ou em Fortaleza, São Luis no Maranhao…é um horror, viajo a trabalho e tenho sempre comida de cães, estão faminstos pelas ruas das cidades, gatos se viram por um tempo…

  5. Há três anos e meio trabalho no shopping e todos os gatos de lá foram meus companheiros diários, muito mais do que qq “humano”. Eles eram extensão da minha casa, tinha nomes, álbum no Facebook e tudo! Ajudava como podia, mas a grande heroína daquele lugar é a Norma (entre outras que sei que ajudavam mas não conheci), que eu via colocando comida para os animais até embaixo de chuva. Há mais ou menos um ano eles começaram a sumir… foi feita uma obra embaixo do prédio da Confederação Brasileira de Volêi e fecharam os locais onde os gatos dormiam. Recentemente, o jardim na frente do bloco 6C foi destruído e plantados coqueiros diretamente no próprio concreto. O que todos os seguranças e recepcionistas falaram é que era pra evitar “a praga dos gatos”. Soube de casos até de gatos jogados no ácido por faxineiros. Acharam assustador? pois foi mais do que isso, deixaram só as patinhas da gata no ácido, segurando para que ela sofresse. Não é só a administração gananciosa não, é uma boa parte dos funcionários mesmo que age contra os bichos! Dizem que são sujos, que não gostam de gatos, que gatos são traiçoeiros e todas as bobagens que sabemos! Hoje eles são apenas cinco, mas se não me engano, uma está prenha. Eu não posso levá-los para a minha casa (já tenho três adotados que moravam na rua), mas todos os dias vou alimentá-los sim! E ficar ali do lado até eles acabarem de comer! Infelizmente o caso da adoção é difícil pois nesse caso gatos e humanos se igualam: em 99% só querem adotar filhotinhos, mas sempre há esperança!
    Qto ao Cittá Vet acabei de voltar de lá e estão todos indignados sim. Qto ao Cittá América, é um case de fracasso mundial em administração de shopping. Um shopping enorme largado às moscas, que só sobrevive por conta da Body Tech e da Vale, basicamente. Agora tbm é um case de maldade com os animais…

  6. Cora, esse shopping Cittá nunca pegou como shopping, é um horror como projeto, como construção e etc. trouxeram até a Sophia Loren para inaugurá-lo, mas como tudo na Barra da Tijuca é efêmero…eu mesma já cuidei de alguns gatos por lá, levando ração, uma época, mas os guardas não deixam mesmo, recebem ordem, e me parece que as pessoas ficam abandonando os gatos por lá, por saberem que tem quem cuide e o shopping faz pressão contra, porque está sempre mal das pernas.
    O incrível é que lá está localizada uma das melhores clinicas veterinárias do Rio de Janeiro, a Cittá Vet, vá na página para ver. Os donos, veterinários dedicados, Patrícia e Rafael são maravilhosos e pela causa dos animais, nunca venderam qualquer animal por lá, são contra e fazem campanha de castração, ajudam e apoiam com cirurgias protetoras de animais do Rio. São profissionais de fato, se tiver algum animal por lá, e em geral é para doação, são gatinhos. Enfim, acho que alguns lojistas podem apoiar esses mal tratos, mas certamente não todos. Lá está tb. a Body Tec, maior rede de academia do eixo SP-RJ, acho que seria bom, se alguém tiver maior contato, ver se eles podem apoiar uma boa causa.
    Enfim, no mais sou a favor do impeachment do prefeitinho Eduardo Paes. Esse sim, é um horror, gerenciando de forma corrupta essa cidade, desviando orçamentos para obras faraônicas sem consulta pública e sem planejamento, propositalmente e deixando a mingua secretarias como a Sepda no limbo. Esse merece uma manifestação na Prefeitura, na porta dessa instituição que deveria zelar e não dilapidar a coisa pública. Cora, é com pesar que digio, no Rio vão mal os animais e a cidade…uma cidade que não cuida dos seus animais, dos seus cidadãos, não é cidade….e esse Prefeito, não faz pela cidade e nem por seus cidadãos, só faz por ele e ela sede do poder, da politicagem. Fora Eduardo Paes!

  7. E é sempre assim, a pior conta quem paga são os animais. Lamentavelmente triste ler isso.
    Confesso que não conheço o trabalho do Sr, Secretário Claudio Cavalcanti, contudo, ele me parece ter apreço pelos animais e concordo, ipisis literis, com as colocações da crônica.
    Falta harmonia entre as Secretarias e um trabalho multidisciplinar.

  8. Abraço

    Um minuto de silêncio pelos pobres gatos. Da faz modelo, do citta, do cass, do campo de santana e de varias outras colonias que sobrevivem pelos esforcos de protetoras…..

    O Eduardo Paes não dá a minima pra eles, o Claudio é bom, foi a melhor escolha, mas não pode fazer nada com a estrutura da Sepda.

    O prefeito so pensa na copa.

    Abraço triste.

    Gloria Reif

  9. É muito triste e lamentável tudo isto, mas a Prefeitura não está aí, aqui nem”vai chegando” para os animais. Acredito até que querem que os animais “se explodam”.Não entendo :Existem leis.E aí? O que muda? A lei Federal 9605/98, diz o quê? Se maus-tratos e abandono de animais é crime previsto em Lei Federal e se os animais são tutelados pelo poder público, isso quer dizer o quê??? Quem informa o horário da manifestação? Por favor, me diga. Aproveito para lembrar que a Manifestação Nacional em prol dos Animais será dia 25 de agosto Ás 13 horas -concentração em frente ao Copacabana Pálace até ontem, vi 12 cidades inscritas.. Acho,que será bom a gente partcipar ,visto que a força está no grupo unido em torno de um só objetivo: Os Animais. Deixando vaidades de lado e apoiando a todas iniciativas que levem o Bem estar e dignidade aos Animais que como eu, merecem direito á vida e a felicidade.

  10. Cora,
    Parabéns mais uma vez pela tua coragem, pelo teu amor aos animais. Infelizmente estamos (estamos não, os pobres animais é que estão) nas mãos de incompetentes, egoístas e que acham que o animal é um objeto descartável.

  11. Cara Cora!
    Parabéns pelo post, muito bom.
    Somente complementaria a sua narração com o caso ocorrido onte, do impedimento das protetoras do Gatil São Francisco de Assis, de entrarem para alimentar os animais e entregar alimentos.
    Mais uma ARBITRARIEDADE dessa Prefeitura e da Sepda, que podem ter todos os interesses corruptos do mundo mas pensar no bem estar animal??? ESQUECE!!!!

  12. Shopping nem tão chique por fora e imensamente podre por dentro!
    Essa administração é brutal. Parece que todos ali nasceram com raiva da vida.
    O que a Sepda precisa fazer é exigir de outras Secretarias, que coloquem câmeras de segurança para inibir o abandono.
    Existem inúmeras colônias sofrendo o mesmo tipo de tratamento ou até pior; pois são lugares clássicos de “desova” de ninhadas; gatas gravidas; atropelados, etc
    Cadê a presença da Secretaria de Educação??!!!
    Houvesse parceria entre as Secretarias e campanhas maciças nas escolas municipais; com castração dos bichinhos da comunidade in loco em grandes mutirões, isso talvez não acontecesse!
    Não adianta apenas chorar o que não temos (verba). Claro que já passou da hora da Sepda deixar de ser uma Secretaria “especial” para ter uma verba decente.
    Mas também trata-se de realizar parcerias com outros órgãos, com protetores, associações, etc
    Também acredito na boa vontade do Secretário. Mas só boa vontade não enche o currículo de um gestor público.

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s