Novidades a caminho

Quando junho começa, começa também a temporada mais tensa do planeta tecnologia. Todo mundo faz lançamentos, e até que as novidades sejam conhecidas, as centrais de boato funcionam a pleno vapor. O lançamento mais esperado é o do novo iOS para os smartphones Apple, que deverá ser apresentado depois de amanhã, durante o encontro anual de desenvolvedores que a empresa realiza em São Francisco — embora nada se tenha dito sobre um possível novo modelo de iPhone.

O Moscone Center, onde o WWDC vai ao ar, já estava sendo decorado, no final da tarde de ontem, com imensos banners ilustrados com um número 7, justamente a versão do iOS que vem por aí. Nos últimos meses, houve muita especulação em torno do novo look do sistema, criado pelo legendário Sir Jonathan “Jony” Ive, responsável pelo notável design industrial da casa: dizem que o iPhone passará a ter uma interface flat, como a do Windows Phone, em que todos os elementos skeumórficos serão sumariamente eliminados.

Esta é a primeira vez que Jony Ive se dedica a um projeto de software; até outro dia, ele cuidava apenas do hardware da Apple, para quem criou aparelhos icônicos como o iPod, o MacBook Air e o iPad, entre vários outros. Com a saída de Scott Forstall da divisão de softwre, demitido por Tim Cook em outubro passado, Ive assumiu todos os aspectos de design da produção.

Fala-se ainda num novo sistema para as outras plataformas da Apple e, sobretudo, no lançamento de um serviço de streaming de música parecido com o Pandora ou o Spotify, que ainda não existem no Brasil embora já sejam curtidos por muita gente aqui através do nosso clássico jeitinho. Os dois cobram uma taxa mensal bastante acessível para dar acesso ao usuário a um mundo de música infindável, que ele pode ouvir à vontade no computador ou em dispositivos móveis, embora não possa baixar nada — mais ou menos como o Netflix faz com videos.

Esses serviços todos, aliás, são a prova viva de algo que a turma da internet já dizia há tempos: a maioria das pessoas não pirateia música ou video por gosto, mas por falta de alternativa. Oferecer um bom serviço a um custo correto é arma muito mais eficaz contra a pirataria do que todos os patéticos processos e ameaças da RIAA ou da MPAA juntos. O Spotify, que funciona desde 2006, alcançou, em março passado, a marca dos seis milhões de assinantes; o Pandora, que nasceu um ano antes, tem incríveis 200 milhões de usuários. É compreensível que a Apple não queira ficar de fora disso.

o O o

Outro tititi da indústria: vazaram as primeiras imagens e videos do novo smartphone da Nokia com câmera de 41 Megapixels, o EOS, irmão Windows Phone do fantástico 808, Pureview que chegou ao mercado em princípios do ano passado rodando Symbian Belle. O 808, que ainda pode ser encontrado à venda e que tem a melhor câmera já vista num celular, foi prejudicado pelo sistema operacional: o Symbian Belle é ótimo, rápido e cheio de qualidades mas, como foi descontinuado, ficou preso a um ambiente sem futuro, com pouquíssimos aplicativos disponíveis. Muitos usuários que teriam sido sem dúvida seduzidos pela câmera puseram as barbas de molho e desistiram da compra.

O design do novo EOS tem elementos da linha Lumia e do 808: é um monobloco semelhante ao 920, com uma elevação arredondada na traseira, onde fica a câmera. Esse, realmente, eu mal posso esperar para ver: se cumprir metade do que vai pela central de boatos, será o melhor de dois mundos, com uma câmera imbatível no mais inovador dos SOs.

(O Globo, Economia, 9.6.2013) 

Anúncios

2 respostas em “Novidades a caminho

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s