A terceira via

700-nokia-lumia-920-color-range

Desde que o iPhone estreou no mercado e estabeleceu o touchscreen como padrão, os smartphones viraram objetinhos finos e elegantes, bem parecidos entre si e sem muita margem para variações. Isso, porém, não quer dizer que sejam iguais. Pegando na mão e vendo de perto, há diferenças suficientes para gerar vários níveis de sedução. No momento, por exemplo, estou apaixonada pelo Nokia Lumia 920, que tem, disparado, o melhor design de todos: até o incensado iPhone 5, com sua traseira em dois materiais diferentes e sua marca de maçã, fica barroco na comparação. O Lumia é absolutamente clean e discreto; a tela ocupa toda a frente, há três botões na lateral direita e a única coisa que se vê na traseira lisa é a câmera Carl Zeiss, que pode ser ativada pelo botão dedicado mesmo quando o aparelho está descansando. Um show!

O Lumia 920, um dos poucos aparelhos que já aceitam o 4G brasileiro, é mais pesado do que os smartphones que tenho usado (Samsung S3, iPhone 4S, Motorola Razr HD), mas isso só se nota quando eles estão todos juntos; no dia a dia o aparelho é confortável, e o seu acabamento primoroso dá gosto de ver e de sentir na mão. A câmera, com 8,7 megapixels e estabilizador, é um capítulo à parte — e o mínimo que se espera da etiqueta Pureview, padrão máximo de qualidade Nokia para imagem. Suas fotos e videos noturnos, sobretudo, fazem bonito mesmo quando comparados aos de cameras compactas. A bateria não é tão boa quanto a do Motorola Razr HD, mas aguenta bem um dia intenso; ela pode ser alimentada por carregador sem fio (vendido à parte), que facilita bastante a recarga.

O calcanhar de Aquiles dessa máquina perfeita é o Windows Phone 8, seu sistema operacional. Menos popular do que o iOS e o Android, ele ainda não está tão consolidado e tem uma base de usuários menor; por causa disso, tem menos aplicativos, embora a Microsoft e a Nokia estejam trabalhando com os desenvolvedores para preencher as lacunas. Nesse momento, com exceção do Instagram e do Camera Plus (que não existe nem para Android), todos os meus favoritos já estão disponíveis, do Dropbox (infelizmente muito ruim) ao YouTube, passando pelo Evernote e pelo Angry Birds; mas se você depende de um aplicativo e está pensando em mudar para o WP8, cheque antes para ver se existe versão para o sistema. Para quem já tem um smartphone baseado em WP8, existe um aplicativo feito sob medida para facilitar a migração. É o AppSwitch. Basta dar a ele o nome de um programa desenvolvido para Android ou iOS que ele encontra o equivalente para WP8.

Tirando a questão dos aplicativos, o Windows Phone 8 é um SO cheio de qualidades. A maior delas está na cara: é a tela de abertura, formada por quadradinhos chamados live tiles, “azulejos vivos”. Eles não são simplesmente ícones, mas pequenas extensões dos programas que representam: o live tile do Facebook me mostra as novidades da timeline, por exemplo, enquanto o da CNN traz o assunto do momento. Os quadradinhos podem ser arrumados ao gosto do freguês, na ordem que lhe parecer melhor, na cor à sua escolha. Podem inclusive mudar de tamanho. Enquanto o WP7 oferecia apenas tamanhos médio e grande, o WP8 acrescentou um a mais, bem miúdo, para coisinhas que é bom ter à mão mas que não precisam ocupar tanto espaço. O resultado é que a tela de abertura ficou não só mais útil, como mais bonita.

Comparado ao Android e ao iOS, que partem de uma mesma noção de interface, o Windows Phone 8 é, sem dúvida, um caminho novo, que deixa os dois com ar levemente antiquado. Ele é muito mais personalizável do que o iOS, e oferece uma experiência de usuário mais fluida do que o Android. Confesso que, até aqui, não tenho sentido nenhuma saudade deles.

(O Globo, Economia, 11.5.2013)

Duas noturnas feitas na quinta passada com o Lumia 920, no Complexo do Alemão:

Alemão: a vistaAlemão

18 respostas em “A terceira via

  1. Meu coração treme quando leio em seus artigos as palavras Nokia, câmera, Carl Zeiss!
    Sou apaixonada pelo Nokia N95,olho para ele todos os dias e suspiro de saudade e de esperanças de um substituto a altura.
    Meu Nokia foi comprado devido aos seus comentários, substituído pelo ultimo IPhone da era Steve Jobs sempre seguindo seus conselhos, mas sempre senti falta da câmera e sua lente maravilhosa.
    É isso mesmo chegou?
    Ele supera o IPhone e o N95 juntos?

  2. Tenho o Lumia 810, muito bom, só o que pega é o problema dos aplicativos mesmo.
    Eles criaram um “instagram” próprio, chamado InstaCam, mas os comentários detonam o aplicativo então nem tentei baixar.

  3. Cora, quando você reclamou do tempero coreano kimchi, que eu amo e você odeia, pensei que nunca iria mais concordar com você, mas esse artigo mudou tudo. Eu tenho um iPhone e sou muito feliz com ele e com todos os outros produtos da Apple. Mas, cai na tentação e comprei um Lumia 920. Muito estimulado pela máquina fotográfica, que pelas especificações seria uma coisa d’outro mundo. E é. A noite então, meus Deus! Não há nada igual. Mas, em pouquíssimo tempo você percebe que atrás “daquele corpinho lindo” do Lumia 920, existe muito mais que uma máquina fotográfica espetacular. O sistema operacional é tão bom quanto as fotografias que o Lumia 920 produz. Fiquei extremamente satisfeito com o Windows Phone 8. Muito bem resolvido, afasta-se do original iOS e da cópia Android. E faz isso com originalidade e maestria. Efetivamente, é algo novo e algo ótimo. Quase todos os aplicativos que alguém precisa ter em um smartphone, existem para essa plataforma. Ou existirão em breve.
    Às outras pessoas eu diria: esqueça tudo de ruim que você ouviu falar sobre Windows. O Windows Phone 8 é produto e tanto. Embarcado em um Lumia 920 então …

    • então Ubaldo… esse tempero eu não me lembro de ter lido o comentário (usado em que? e a base de..? fiquei curioso), mas se tem algo que respeito são as opiniões de nossa amiga sobre equipamentos e programas. Ao ler sobre o Windows phone e o Lumia, e principalmente ver as fotos noturnas, fiquei me coçando por dentro. Me desencantei com o Windows 8, que dorme sossegado em uma partição do meu HD, sigo no 7 – 64 bits e vou com ele até o fim do ano. Quero migrar para o ‘vale das Maçãs’ (uso iPhone), os ‘de casa’, todos migraram. Mas confesso que já ouvi de muitas pessoas da área da Tecnologia de Informação, a popular TI, que o Windows Phone vai representar uma grande mudança no setor da telefonia móvel, e pelo visto eles tem razão. Abraço!!

      • uriartt, abrindo um parênteses aqui nessa conversa tecnológica, esse tal de kimchi é um tempero deliciosamente apimentado e fermentado que acompanha uma boa parte da comidas coreanas. Em um dos pratos maravilhosos que eles possuem e que não recordo o nome, eles colocam arroz por baixo, legumes finamente cortados, carne levemente temperada, crua e cortada como se fosse um espaguete. Por cima disso eles colocam o tempero kimchi. Eu tive o prazer de participar de uma sessão culinária em um casa coreana, onde aprendi a fazer o kimchi. Mate sua curiosidade em http://tinyurl.com/cvn642h. Eu amei, já a Cora …
        Quanto ao Lumia 920, se você tem dúvidas, não tenha. Não é kimchi, mas é uma “delícia” de usar.

    • Descobri isso também. Estou adorando o WP8! Há muito tempo eu não tinha a sensação de brinquedo novo com um celular — era sempre mais do mesmo. Mas o WP8 mudou tudo… 🙂

      Quanto ao kimchi, continuo achando horrível!

      • 🙂 me deu vontade de experimentar os dois, ainda mais que a receita que o Ubaldo me mandou é de Couve-chinesa…, quanto ao WP8… vou passar em uma loja e colocar na mão…

  4. Parece um ipod nano…inclusive na proposta de cores. Concordo em boa parte com que foi citado por você no texto, mas um aparelho para firmar-se depende de duas coisas (a meu ver) 1-seu design deve ser o mais atemporal possível. 2-seu sistema operacional deve ser atualizado constantemente. A Nokia varia tanto que perde estas duas características essenciais. Mas o modelo é sim respeitável.

  5. Muito esclarecedor seu texto- mesmo para quem pouco entende desse assunto, como eu.
    Não poderia abrir mão do IPad, neste momento: uso para desenhar e editar as fotos e 90% dos aplicativos existem, apenas, para IOS.
    Mas, esse é meu primeiro IPhone, antes tive Samsung, bem mais leve e com câmera melhor, cá entre nós.
    As suas fotos são boas demais, ainda mais para um celular.
    É uma possibilidade interessante. Quando chegar a hora de trocar, vou avaliar.
    ***
    E bom Dia das Mães para você e para a sua mãe

  6. eu fiquei decepcionado com o Windows 8. Mas acredito na amiga com relação ao Windows phone ser uma terceira via para sistemas móveis. Por hora sigo bem no iOS, mas nunca se pode afirmar que não se pode mudar. Só poste é assim!

      • perdi uma porção de coisas no meu Dell Vostro 3500, de identificação digital, impressora w-fi (o sete também ‘perde’ ela), o ‘track-pad’, rolagem de tela nos navegadores e no face. O engraçado é que tentei instalar ‘sobre’ meu 7-64bits por três vezes… e não rolou. Desisti e fui dormir, pela manhã criei uma partição no HD e… entrou! Comentei com meu filho que deve ter uma linha de comando de um programador de bom coração que instrui para que isso não aconteça.
        Achei muito engraçado aquele ‘desktop’ tipo gambiarra para a gente não se sentir abandonado em terra estranha, e gostei do aplicativo WordPress que abre bem grandão!! (ah! e ele se ‘carrega’ mais rápido de um modo geral). Mas no geral esperava menos problemas, mas… é ‘Pequena Mole’. Estou com vontade de caminhar pelo ‘vale das maçãs’… só falta Eu, meu filho, esposa, irmão, sobrinha e cunhada, todos com Mac… mas, é caro!!
        mas vou instalar o pacote Office na partição (ele não abre de lá) e experimentar mais um pouco o 8. Você me deu um incentivo…

        • No computador eu uso o Windows 7; não me animei a instalar o 8. O Windows Phone 8, porém, é outro departamento, roda muito redondinho. Quem sabe você faz um downgrade na sua máquina? O Windows 7 roda muito bem aqui em casa….

          • uso o 7, o 8 eu tenho pois não sei de onde saiu essa mania de atualizar sistemas… mas como te escrevi, uso de vez em quando, até para ajudar os amigos que compram máquinas novas com ele já instalado (o ponteiro do mouse no canto superior direito para ‘aparecer’ um ‘iniciar’) e ficam bem perdidos. Aprendi com o caderno infoETC , que se a gente não se ajudar… se desesperamos!

Diga lá!

