Atenção, galera da proteção animal!

Acabo de falar com o secretário Claudio Cavalcanti, da SEPDA, sobre a questão da queima de fogos no Gatil São Francisco de Assis. Tenho boas notícias:

1. Os gatos serão transferidos *temporariamente* para a Fazenda Modelo, onde uma área está sendo preparada para eles. Ficarão cercados e separados dos gatos que já estão lá.

2. Os gatos que estão em tratamento serão levados primeiro, em transporte da Sepda. Os outros serão levados em ônibus, quarenta de cada vez, e viajarão em segurança (há cerca de 200 gatos no gatil).

3. As protetoras poderão acompanhá-los até a Fazenda Modelo, para tranquilizá-los no caminho e para conferir se, lá, está tudo OK.

4. As protetoras receberão carteirinhas que lhes darão direito a visitá-los na Fazenda Modelo sempre que quiserem.

5. Uma vez por semana, a Sepda disponibilizará condução para levar as protetoras até a Fazenda Modelo.

6. Os gatos serão trazidos de volta até duas semanas depois de terminado o carnaval, “sem faltar nenhum” — palavra do Secretário.

Os fogos serão lançados do Gatil. Não há como evitar isso. Sempre foi assim. No caso, infelizmente, os gatos, coitados, é que invadiram o samba. Incompetência da Prefeitura e, sobretudo, da administração anterior da Sepda, que não anteviu isso antes de construir o Gatil.

Passado o carnaval, o secretário Claudio Cavalcanti vai estudar alternativas para a situação. A idéia é procurar uma boa área para um novo gatil, e transformar a área do atual gatil em pronto socorro veterinário, coisa que ainda não existe no Rio, mantendo lá, também, uma unidade de castração. Em suma, um lugar que sirva aos animais mas onde eles não habitem, para que não seja necessária uma operação de transferência a cada carnaval.

Anúncios

8 respostas em “Atenção, galera da proteção animal!

  1. Espero que tudo seja realmente feito e não fique só na promessa. Com o Claudio Cavalcanti na SEPDA acredito que as coisas funcionem. Como ele sempre defendeu os animais, em especial os gatos, penso que ele vai fazer tudo que for possível pelos peludinhos.

    • É a minha esperança também. Ele é um cara do bem e adora bichos. O cargo é difícil, não tem dinheiro nem prestígio, só problema.

  2. Pra quem gosta dos gatos, um livro lindo, de 1870, repleto de gatos. Está na Biblioteca Nacional da França, pode-se acessá-lo e fazer download no seguinte link: http://goo.gl/JVI4H

    Título : Les Chats , par Champfleury. 5e édition, augmentée de planches en couleurs et d’eaux-fortes [de Marie Champbury d’après Burbanck, de Édouard Manet, Eugène Lambert, Amand Gautier et Crafty]
    Autor : Champfleury (1821-1889)
    Data de publicação : 1870
    Tipo : monographie imprimée
    Língua : Françês
    Formato : application/pdf
    Direitos : domaine public
    Senha : ark:/12148/bpt6k1040588b
    Fonte : Bibliothèque nationale de France, département Réserve des livres rares, RES P-S-162
    Relação : http://catalogue.bnf.fr/ark:/12148/cb31926245f
    Procedência : bnf.fr
    On-line em Gallica desde :16/01/2013

  3. Se o pronto socorro também será promessa paga, teremos avanço significativo; em São Paulo já funciona há vários meses.

    • em São Paulo funciona um hospital público, para – teoricamente – atender aos animais da parcela mais carente da população, com fila de espera gigantesca para muitos dos procedimentos. nasceu superlotado e sem perspectiva de multiplicar-se. infelizmente, tudo o que é público e para animais, quando há, parece temporário.

      como era mesmo?…

      “Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína
      Tudo é menino e menina no olho da rua
      O asfalto, a ponte, o viaduto ganindo pra lua
      Nada continua”

      pois é…

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s