Maquiagem para não parecer maquiada

Minha sobrinha Júlia tem 22 anos e sabe tudo, mas tudo mesmo, sobre maquiagem. O mais engraçado é que, como a mãe e a tia – esta que vos tecla – vive de cara lavada. É a ela que eu recorro quando quero saber das novidades.

Liguei ontem para saber o que ela estava curtindo no mundo dos makes. Atrasada para um encontro, Ju me perguntou se podia responder por email logo mais.

Pois gostei tanto da resposta que trago para vocês:

“Sempre gostei de maquiagem que não parece maquiagem. Nada de glitter, cores vibrantes, batons vermelhos. O que curto mesmo é uma boa base (do tipo com cobertura leve, que some na pele), corretivo, batom cor de boca, blush, rímel, iluminadores discretos e bronzers não cintilantes. Horas no espelho só para parecer que estou de cara lavada!

Como o mercado sabe bem o que a gente gosta, há alguns anos descobri as maravilhas do primer. Produto, na época, recém-inventado, que disfarça os poros, deixa a pele bem lisinha e, de quebra, ainda aumenta a duração do make que vem por cima.

Hoje em dia, não vivo sem.

Meus preferidos são o Porefessional, da Benefit, e o Pore Minimizer, da Clinique. Mas existem boas opções também no mercado nacional, como o da Contém1g e os coloridinhos da recém-lançada Quem Disse Berenice.

Depois do Primer, a novidade são os BB Creams.

Mas o que é um BB Cream? Um BB Cream é a mistura de primer, hidratante, protetor solar, base e, em alguns casos, até antiaging! Ele que veio para salvar a vida das preguiçosas, que já estavam cansadas de tantas camadas!

Como misturas, nem todos os BB Creams são iguais; alguns parecem mais uma coisa que a outra. Tendo sido popularizados primeiro em países asiáticos (especialmente Coreia e Japão), esses cremes ganham cada vez mais espaço em terras ocidentais. Aqui no Brasil, temos versões bacanas da Dior e da M.A.C..

Para aquelas que estão loucas para testar, mas não querem arriscar o preço de um Dior (R$ 244 na Sephora brazuca!), aboa noticia é que estão chegando por aqui as versões da L’Oreal e da Maybelline, que prometem sair mais em conta.

Aliás, por falar em lançamentos e BB Creams: depois do enorme sucesso das paletas de sombra Naked e Naked II, a marca gringa Urban Decay está lançando a Naked Flush, paleta com duas cores de blush e um bronzer, e o Naked Skin, BB Cream que promete ser tudo que a gente sempre quis.

Ainda não se tem noticias de quando os produtinhos chegarão ao Brasil, e nem a que preço, mas uma coisa é certa: não faltarão oportunidades em 2013 de se gastar dinheiro em maquiagem para não parecermos maquiadas!”

24 respostas em “Maquiagem para não parecer maquiada

  1. Marise Caetano, esse lápis 6B é comum, de escrever msm, não é de maquiagem. Você esfuma um pouquinho nas sobrancelhas , não precisa técnica , habilidade nem “fazer tracinhos”,rs, notei que vc é clara feito eu, o efeito fica bem natural, não fica aquele “pretão” dos lápis de maquiagem,pode experimentar pra ver!

  2. Adorei , como sempre. Sua sobrinha é antenada e soube dar diquíssimas ótimas. Mas conheço um “primer” pauvre; primeiro , vc hidrata bem a pele e usa o filtro solar(claro!)! Depois , pega uma esponjinha , daquelas antiiiiiiiigas, feito um pompom . Coloca na tal esponja um pouco de talco de bebê, (de boa qualidade!)passa no rosto dando “batidinhas” com a esponja, retira o excesso com um pincel (de maquiagem, claro!) e pronto, primer, bom e barato! Daí é só fazer a maquiagem como de costume. Só não vale abusar do talco, pra não ficar com cara de pierrô ou de integrante do Cirque de Soleil, hein…

    • Cara Patricia M.M. adorei sua dica do sabonete líquido Luz Pera. Delicioso e o cheirinho é suave, agradável, sutil, mas fica na pele. Indicação nota 10!
      O Palmolive Coco é que não encontrei. Depois te falo dele.
      Obrigada.

      • Paula, o Palmolive é Coco/Algodão, facim , facim de encontrar. Adoro essas sabonetes e loções de frutas, mas já enjoei de morango, pêssego, essas fragrâncias a la Victoria Secrets…Tem tb o Palmolive iogurte e geleia real (experimentei ontem)que tb é ótimo ! E não esqueça do hidratante com enxague da Natura, o de algodão, que é luxo! Maravilha esse espaço da Cora para trocas sobre frescurinhas, né, adoro. Bjs

        • Já anotado, Patricia M.M. Depois te falo. Em uma farmácia eu encontro os Palmolive (comprei o Lux no supermercado).
          Obrigada mais uma vez pelas dicas. bjin

          • Em farmácias vc vai encontrá-los msm, Paula. O “único” problema do Palmolive iogurte e geleia real é que o cheirinho não é tão gostoso como o de pera…em compensação , a pele fica um marshmallow! Bjs

  3. Obrigada Cora e Julia pelas dicas.
    Uma vendedora da Mac me informou que o PREP + PRIME deles é melhor que o BB Cream pois é mais leve. Que o BB parece mais uma base, mais indicado para noite. Não usei ainda, só o PRIME e gosto. Um que adorei, ideal para a minha pele que é muito oleosa: ULTRA-MATIFIANT (ULTRA-MATTE FACE FLUID) da L’Occitane. Deixa a pele maravilhosa. Eles têm amostra grátis. Vale testar. Bj

    • A questão é que cada coisa é uma coisa. O primer foi pensado para ser usado por baixo da base ou pó, então naturalmente ele vai ter uma cobertura menor. O BB cream foi pensado para substituir primer E Base E otras cositas mais, então a cobertura tende a ser maior mesmo. Mas não chega a ser uma coisa assim pesada ou pra noite não….é mais para dias de preguiça nos quais a gente quer ficar mais bonitinha….
      Mas talvez a vendedora tenha pensado também na sua pele oleosa, pq o primer tende a ser melhor na função de segurar a oleosidade.

  4. Cora, adorei o post. Agradeça a sua sobrinha por tantas informações bacaninhas. Valeu Júlia.

    Uso Clinique (e recomendo pela extrema qualidade que possui) porque não faz testes em animais, mas a Urban Decay – que é uma marca de excelência foi comprada pela toda-toda L’Oreal. Uma pena… eu fiquei sem a Urban Decay!

    E esse tal de BBcream é um vício. A pele fica tão boa e uniforme que sinto, desde então, quando estou com ele ou sem. Outra boa aposta, mas sempre em marcas que não testam em animais.

    Cora, voce podia fazer uma crônica coisa de mulherzinha só com tema de ‘não testa em animais’. Que tal?

  5. Eu sou adepta do rimel e de um produto pra dar cor à sobrancelha – a minha é quase inexistente – e um pozinho pra tirar o brilho e o rosado da rosácea. Vou experimentar um desses BBs. Uma pena que a Bourjois parou de fabricar o drôle de sourcil, que tem cor natural de sobrancelha e não sai nem quando eu nado. Ainda tenho alguns, mas quando acabarem não sei o que vou fazer 😦

    • Eu tb quase não tenho sobrancelha, e o que eu tenho é bem clarinho, então é dificil char um produto que fique natural.
      Tenho gostado muito do Brow Zings da Benefit. Não sei se vai resistir a água, mas….

      Dizem que as meninas do nado sincronizado usam maquiagem da Kryolan, que resiste super bem. quem sabe vc acha um substituto nas maquiagens deles….

      • Obrigada, Jú. Eu já pensei em usar algum rímel castanho a prova d’água pra fazer a sobrancelha. Esse produto da Bourjois é um tubete igual a um rímel, a cor é perfeita e dá um pouco de volume também!

          • Nãp, Patrícia, mas acho que fazer sobrancelha com lápis requer um certo talento que não tenho. A pessoa precisa fazer tracinhos, não é? A escovinha com o liquido basta meio que passar na direção certa e fica mais ou menos bom. Mesmo assim, tem dias que acho que fica meio esquisita 😉
            Eu, definitivamente, não tenho talento pra desenho!

      • Também tenho sombrancelhas ralas, clarinhas e para corrigir uso uma sombra, própria para sobrancelhas da TRUCCO ( Hi – Brow Trio). Vem em 03 tons (bege escuro, marrom claro e escuro) + 1 escovinha meio dura. Não dá para errar e fica bem natural. Quem me indicou foi a designer iraniana de sobrancelhas, Mareana Essa, a primeira a fazer sobrancelhas com linha. Já tenho o estojo há 4 anos – ADORO !!!!

Diga lá!

