Embalagem é tudo. Ou quase tudo…

Quem nunca comprou um perfume por causa do frasco que atire a primeira miniatura.

Lá vinha eu pelo aeroporto de Londres, meio na pressa para pegar o vôo de volta para o Rio, quando vi um perfume novo. Ahn? Como assim, um perfume do qual eu nunca nem tinha ouvido falar?! Pois é: acontece. Fui conferir. Fiquei apaixonada — mas muito apaixonada! — pelo frasco, bem anos 70; e fiquei apaixonada também pela caixa, toda florida. Quanto ao perfume em si… bem, não chegou a me impressionar de primeira, mas também não achei ruim.

Num caso desses eu geralmente pego um daqueles papeizinhos com o cheiro e fico pensando um tempo no assunto. Isso, porém, estava fora de questão: eu tinha poucos minutos antes da última chamada para o voo.

Olhei de novo para o frasco lindo e para a caixa maravilhosa e acabei comprando Flora Botanica, de Balenciaga. Eu precisava daquelas coisas lindas! Não é à toa que a indústria gasta mais em marketing do que nas fragrâncias propriamente ditas…

Hoje posso dizer com certeza que gosto muito desse perfume, que se tornou um dos meus favoritos para o dia a dia. Ele é um floral fresquinho, bem parecido com Un jardin aprés la mousson, de Hermès, que eu adoro. Perfeito para o calor!

Kristen Stewart foi a garota escolhida por Balenciaga para ser o rosto de Flora Botanica, o que revela a intenção da casa de dirigi-lo ao público jovem; mas garanto que mães — e avós — vão gostar igualmente dessa fragrância elegante, boa para usar no trabalho ou num domingo de sol.

Rola uma discussão apaixonada na rede sobre um assunto que todas amamos: esmalte! É que acaba de ser lançado nos Estados Unidos um serviço de aluguel de esmaltes. O Lacquerous funciona como uma locadora de DVDs: você paga US$ 18 por mês, marca as cores de que gosta, recebe três, quando devolve, recebe outras três e assim por diante. As marcas são o que há de bom: Chanel, Dior, Deborah Lippmann, Tom Ford…

E qual é o auê? É que a turma que tem medo de germes — e que é bastante grande nos EUA — está horrorizada. Como assim, usar esmalte que já foi usado por outra pessoa?! exclamam as meninas. Outras, mais sensatas, lembram que é exatamente isso que acontece em qualquer salão de beleza.

É uma discussão que não tem fim! E que, cá entre nós, nem tem muito sentido: afinal, assina o serviço e usa os esmaltes quem quer…

E vocês, assinariam um serviço de aluguel de esmaltes?

Em tempo: Amigas, não comprem o perfume se fiando apenas na minha palavra — ou na palavra de quem quer que seja! Perfumes não se compram às (narinas) cegas, até porque a química de cada pessoa é diferente, e um perfume que cai bem numa pode não funcionar em outra. Por exemplo: o Shalimar, que fica ótimo na Mamãe, e que eu adoro em teoria, em mim não fica bom. Recomendo, com a maior veemência, que, antes de mandar vir qualquer perfume, vocês passem numa loja de cosméticos e façam um teste.

26 respostas em “Embalagem é tudo. Ou quase tudo…

  1. Linda a embalagem. Adoro frascos estilosos e embalagens bem sacadas. Vou na sua dica (fragrância elegante, boa para usar no trabalho ou num domingo de sol.) Cora e apostar na fragrância.
    Quanto aos esmaltes, eu tenderia a declinar. Já peguei micose na unha do pé é foram 8 meses tratando até a unha atingida nascer plenamente saudável.
    Meu Dermatologista me orientou a ter meu próprio kit (alicate, espátulas, lixas!!! e…esmaltes) para evitar contaminações.

  2. Ir a Londres já é uma maravilha (com ou sem perfume), mas, embarcar com uma fragrância do Hermès, melhor ainda…
    Quanto aos esmaltes, não posso, infelizmente, usar qualquer marca: só os hipoalergênicos. A sorte é que no Brasil já temos uma marca que os fabrica e importamos o “Bourjois” (encontrado atualmente em uma rede grande de lojas a preços razoáveis).
    Estou adorando ver (ler) a Cora falando (escrevendo) sobre cosméticos: além de bem informada, não tem compromisso com nenhuma marca específica. Parabéns!

  3. Uhmm…Homem comentando post de mulherzinha só pode ser gay, não é? Armários à parte, Cora, estou surpreso com essa sua mudança. Não quero dizer que não gosto, pois, antes de tudo você é uma escritora. Agora, vou gostar muito do dia em que inventarem um
    esmalte cuja composição contenha memória Ram pulverizada em partículas de nanômetros de tamanho. Ou talvez um esmalte com holograma capaz de reter bytes de informação quando aproximarmos os dedos no computador. Vai ser o único jeito de Cora exercer as duas vertentes do seu jornalismo, em uma única crônica, he,he,he…Será que já tem batom tipo ” pendrive” ?

  4. Eu assinaria. Adoro cores nas mãos e pés e tenho sempre um vidro na bolsa para eventuais retoques no trabalho.
    Mas o assunto ainda soa estranho. Embora frequente este blog há tempos, não consigo me acostumar com a Cora falando sobre estes novos temas.

    • Somos duas! Eu mesma estou estranhando… 😉

      Para mim isso nunca foi conversa por escrito, só bate-papo em família ou entre amigas.

    • Pois eu estou adorando! Um pouco de frescor (e frescurinha) faz sempre bem! O único problema é que fico doida para ter as coisas que são comentadas aqui…o tal pó, base , e agora queria sentir esse perfume…mas não gostei da embalagem não…parece uma zebra “compacta”…sei lá…quanto a perfumes, nunca liguei muito , lembro-me de um q min ha mãe trouxe de Paris há anos, q tinha cheiro de incenso. O nome? Sei lá…Lembro-me do Azzzaro , que os boys da minha gioventù usavam…e eu adorava! Lembro-me tb, eu pequena , e minha mãe adorava um , que se não me engano se chamava “Pois Blanc” e a embalagem era cheia de …bolinhas brancas…e tb o “Muguet de Bonheur”, não sei se estou escrevndo certo, não nasci Deneuve nem Bardot , então posso errar, né? E tenho preguiça de olhar no Google, vai assim msm. Tô adorando Dona Cora, fresca (no ótimo sentido da palavra)e suave, como os bons perfumes …O mundo já tem desgraceira demais e como já escrevi , um pouco de frescura faz muito bem. E os esmaltes? Tenho váaaaaaaaaarios , mas pouco me arrisco nos verdes e azuis; até acho bonito, mas nos outros(no caso, as outras) . è como salto alto, bonito nas outras , em mim detesto. Bjs, Cora.

  5. O vidro é lindo! Acho que eu também teria comprado.
    Mas, sempre prefiro os perfumes amadeirados aos florais- se bem que retomei o Fleur de Rocaille por sugestão sua, via foto, tem uns meses. E gosto do Dioríssimo.
    Meus perfumes favoritos são os eternos First, Opium e Samsara.
    Quanto ao aluguel de esmaltes, acho excelente idéia para as moças que pintam verdadeiros quadros em miniatura, em cores diferentes, nas unhas. Justifica-se e é boa idéia.
    Tudo é moda.
    Ser despojada ou cuidar da aparência, também é.

  6. Eu nunca iria usar esses esmaltes porque eu sou roedora de unhas…… Alem disso acho horrivel esmalte principalmente nos pes…. Poucas pessoas tem pes bonitos e nada pior do que um esmalte bem vermelho num pe feio….

    Quanto aos perfumes sou louca por eles e por suas embalagens… Ja comprei muito so por causa delas, quando era mais moca e mais impulsiva…. Um Moschino bem fraquinho mas que tinha vidro lindissimo foi um exemplo disso…. Amo os Hermes… Tenho quase todos… Sou fanzoca mesmo. Quando morei na Alemanha, todda semana eu comprava um pra mim….so nao fui presa como contrabandista porque como residente por mais de um ano la, eu tinha direito a trazer o que desejasse.

  7. Nem nos meus sonhos mais loucos.
    Nāo por medo de germes mas simplesmente
    acho uma bobajada!!!!
    Se o Balenciaga se parece com “Un Jardin
    Aprés la Mousson” , já gostei…
    Amo Hermès. Uso esse, Voyage e Un
    Jardin en Méditerranée. Voilá!!!!

  8. Eu não sou ligada em esmaltes, sou da turma da misturinha. Por esta razão, não assinaria, mas não por nojo. Sou bem zen neste sentido.
    Quanto aos perfumes, sempre fui vidrada nos cheiros e nas embalagens.
    Acho a escolha desta moça como garota propaganda terrível. Eu sei que a garotada é louca por ela – ou melhor dizendo, pela personagem – mas acho que ela é a coroação da nulidade. Eita garota sem graça!

  9. nunca assinaria! nem ao salão eu vou, de tanto nojinho! já as embalagens lindas sempre me pegam… sempre!

Diga lá!

