Área de lazer

Hoje fiz minha estréia numa função inteiramente nova — colunista de beleza do blog da Espaço Fashion, a simpática marca de roupas. 

Vocês se lembram daquele meu post sobre a base em pó da Clarins? Pois o Fabiano Moreira, que edita o blog, leu e me perguntou, via Twitter, se eu não teria vontade de escrever posts semanais sobre o assunto. Achei a idéia muito engraçada, e topei.

Este primeiro post é autobiográfico, para me situar junto às leitoras; mas a partir da semana que vem, quero falar sobre produtos, hábitos, dicas e mulherices em geral. Aceito sugestões — na verdade, preciso de sugestões! Vocês me ajudam?

Aí vai o post de hoje:

Descobri por acaso, na semana passada, que fiz, este ano, bodas de prata com o jornalismo de tecnologia. Vinte e cinco anos escrevendo sobre computadores, aplicativos, smartphones, gadgets em geral… É muito tempo, mais do que muitas de vocês têm de nascidas. E o que é que isso tem a ver com cosméticos, perfumes e todas aquelas coisinhas lindas que a gente chama de “beleza”? Nada — mas, na minha cabeça, estão interligadas, justamente por serem o avesso uma da outra.

Nos primeiros tempos da cobertura de tecnologia — que na época, aliás, se chamava informática — eu ia a todas as feiras e congressos. E ficava boba com a quantidade de homens da área. Em cada dez pessoas que passavam por mim naqueles corredores infinitos de estandes, nove eram meninos. Tecnologia era — e, de certo modo, continua sendo — uma área essencialmente masculina.

O resultado disso é que, assim que as exposições e seminários terminavam, eu corria para a loja de departamentos mais próxima, e gastava pequenas fortunas em produtos de beleza. Não comprava o que estava precisando, porque, a rigor, eu não precisava de nada, já que quase não uso maquiagem. Comprava pelas amostras grátis — eu não resistia àqueles potinhos miúdos e amostrinhas de perfume.

Quando voltava para o hotel, espalhava os meus tesouros em cima da cama, namorava os produtinhos e esquecia, por alguns instantes, das pilhas de material de tecnologia que me esperavam na escrivaninha.  Assim acabei ganhando um bom conhecimento de uma área da qual, a rigor, estava tão afastada quanto do Esporte, digamos, ou da Economia.

Para mim, produtos de beleza sempre foram um contraponto à vida real, uma continuação do encanto da infância com lápis de cor e caixas de tinta, um momento de fantasia na vida de trabalho.

Continuo comprando muito mais cosméticos e perfumes  do que manda o bom senso. E continuo convencida de que, para todas nós, eles são os melhores brinquedos que existem. Mais até. Marilyn cantava que os diamantes são os melhores amigos de uma garota, mas não concordo com isso. Diamantes podem ser um ótimo investimento (será que são? não faço idéia, tenho que perguntar para a minha querida Miriam Leitão) mas os melhores amigos das garotas são corretivos, bases, mascaras…

Aceitei muito feliz este espaço para poder brincar em companhia. Sei que a indústria de cosméticos movimenta muito dinheiro e garante a vida de incontáveis pessoas, mas para nós, consumidores, ela é (ou pelo menos deveria ser) essencialmente diversão. O make não saiu bom? Faz outro. O perfume não agradou? Paciência, o próximo será melhor… Ressalvando eventuais alergias, não há tragédia, tudo é bom.

Vamos nessa!

(Espaço Fashion, 13.11.2012)

32 respostas em “Área de lazer

  1. Mas isso é muito bom. Ir a um salão cheio de secadores quando se quer apenas fazer as unhas, é dose. (EM NY existem há mais de 30 anos)
    Parabéns Cora, vou ficar atenta às indicações!.

  2. Coisa danada de boa mesmo! Admiro mulheres assim, que são o máximo, mas que não se descuidam, absolutamente, da beauté. Amei seu post sobre a tal base, pó, carésimo, mas super hiper importante para qualquer mulher ter em sua penteadeira (haha). É por essas e outras que sigo vc , seja onde for, pois sempre há um coelho retirado da cartola, quando menos se espera!

  3. Ô, coisa boa de notícia! Adoro ler seu blog, pq curto tecnologia e acho informativo, além de bem humorado e muitíssimo bem escrito. Mas tb sou maquiador, e agora ter seus textos falando de beleza, cosméticos e afins.. Muito bom! Parabéns!

  4. Muito bacana! E fiquei mais feliz ainda porque agora posso contar com uma ajuda sua: como saber quais cosméticos/perfumaria são fabricados sem testes em animais? Acho muito importante, e fico sempre na dúvida se devo comprar alguma coisa confiando nas informações do fabricante… (desculpe se isto foge um pouco do objetivo do blog). Bjs e boa sorte!

  5. Que legal, Cora! Adorei ler.
    Dando um pitaco em ” mulherices em geral”, adorei a expressão!, poderia abordar o tema esmaltes e brasileiras.
    Pertinho de voce inauguraram uma esmalteria. Creio eu que vale uma crônica sobre.

      • É um salão que só faz unhas e tem o seu maior atrativo na diversidade de esmaltes e técnicas. O local é todo planejado para clientes que gostam de unhas ultra perfeitas e ainda tem uma decoração linda e singular (as esmalterias do Rio possuem cada qual seu estilo).
        Achei o assunto tão fascinante, Cora… Valeria uma crônica sua, com certeza.
        Segue link: http://parfaitesmalteria.com.br/

  6. O bom e velho refrão ‘sois belle et tais-toi’ virou ‘sois belle et’ destrua a carreira do chefe da CIA e do ex-quase-futuro comandante da OTAN. Pintou até foto do torso nu de agente anônimo do FBI. Quem não acha a menor graça é a esposa traída, que de ‘belle’ não tem nada, ainda não inventaram a poção mágica que dê jeito no tribufu.

  7. Em 2013 completarei 45 anos cercado de hidratantes, creminhos noite/creminhos dia, bases e removedores, pós-de-arroz e batons, etc., etc…. Acostumei-me desde cedo a esperar pacientemente que a minha mais-que-tudo completasse seu longo ritual preparatório para se juntar a mim na cama. Por isso, visual e fragrância dos produtos das meninas são-me tão familiares e integrados (inclusive no orçamento) na minha vida, Por certo que a Arminda seguirá, silenciosamente, a sua nova coluna!

    • Nelsinho,a Janna ta´com 14 aninhos e descobriu o universo da maquiagem.Eu so´uso batom,mas por sua influência ,tô passando RIMEL!!!!!!
      A gente so´tem uma filha e ja´estamos empilhados de esmaltes e co.,imagino vc com 3 princesas em casa.

  8. Taí uma coisa da qual não entendo nadinha, atualmente. Por muito anos tive de “andar em dia e na linha”, por causas profissionais. Agora, que me libertei de tudo, adoro uma calça jeans, uma camiseta, ou blusão, e um tênis moderno e confortável.

  9. Que legal esse seu lado 🙂 Segui aquela sua dica de perfumes (que eu amo) e acabei comprando na 1000flowers um perfume e um conjunto de amostras mas, embora postados em 18/10, nada chegou ate agora. Como não foi registrad, o Correio não sabe nada, a respeito. Ainda torço pra que chegue essa encomenda – é sempre tão complicado comprar fora do Brasil pela internet? Abraços, boa sorte no novo site 😉

    • Pode ser bem demorado sim, querida. A sua encomenda ainda dentro do prazo; geralmente elas levam entre um e dois meses para chegar, antes disso é sorte mesmo. Eu não conheço os perfumes deles, qual foi o que você comprou?

      • Que ótimo saber que demora tanto, me dá esperanças de vir a receber algum dia essa compra! Os perfumes foram: Pure lavander essential oil ($ 18,78) e Perfume sample pack ($ 21), no total, com frete, deu R$ 104,52 – eles mesmos fizeram a conversão, não sei se no cartão o valor muda em função da data de vencimento, mas achei bem barato. beijo, qdo chegar (e se) digo aqui.

  10. Sou fã de seus comentários sobre tecnologia e foi uma tremenda surpresa encontrar vc publicando post sobre beleza. Novos ares sobre o tema vai ser bom demais, chega daquelas abordagens de revistas femininas com variações sobre o mesmo tema. Muito sucessso.

  11. Vai ser um sucesso , Cora! Com certeza! Nao sou chegada a maquiagem… Nao uso de maneira alguma…agora, ja a perfumes, cremes para pes e pernas, gel de banho e shampoosr sou tarada….bom saber que teremos mais um texto legail seu !

  12. Oba!! Ficar bonita de forma inteligente vai ser ótimo !!! Acho q fui uma das muitas leitoras suas que ficou com um gostinho de quero mais…. Muitos bjs e sucesso !!

  13. Fiquei completamente identificada com o conteúdo do post! Quando fala de espalhar todas as aquisições e amostras conquistadas em lojas de departamento sobre a cama, então! 😉 De fato, a melhor definição que já li: “… produtos de beleza sempre foram um contraponto à vida real, uma continuação do encanto da infância com lápis de cor e caixas de tinta, um momento de fantasia na vida de trabalho…” Vou seguir o site, sem dúvida!

  14. Adorei e com certeza, se esbarrar em alguma coisa interessante, compartilharei!
    Fiquei super feliz, principalmente que o diretor comercial da marca é meu super querido amigo Eduardo Monteiro, que está trabalhando como louco, inaugurando novas lojas pelo Brasil a fora.
    Desejo um mega sucesso aos dois! 😉

  15. Acho que você não precisa de dicas, é mestra no assunto, mas eu volto a pedir mais informações sobre os perfumes indianos.

    • Aqueles eu mandei vir através de uma amiga. Mas descobri uma perfumista indiana em Paris e encomendei umas amostras que já devem estar para chegar.

      • Chique demais!
        Se voce gostar dos perfumes, vamos dar um jeito de eu ver(cheirar) estes vidrinhos para poder encomendar alguma coisa também. Quando chegarem, me avise.

Diga lá!

