Planeta smartphone

Batendo perna numa agradável noite londrina, vi um pequeno ajuntamento do outro lado da Regent Street. Fui, naturalmente, ver o que estava acontecendo. Não era nada demais. Transeuntes conversavam com meia dúzia de rapazes acampados em frente à Apple Store. Mas eu estava tão desligada, tão em férias, que levei alguns minutos para entender a cena.

— Somos os primeiros da fila para comprar o iPhone 5, — disse um dos acampados a um turista que se aproximou, camera em punho.

Minha ficha caiu. Claro! Cada vez que a Apple lança alguma coisa, forma-se fila em frente à loja. Não é questão de necessidade ou de curiosidade incontrolável. É ritual de fã, e cai na mesma categoria do comportamento das meninas que passam a noite em frente ao hotel do Justin Bieber. Não tem nada a ver com lógica, menos ainda com bom senso.

— Quando é que o iPhone 5 chega a Londres? — perguntei a um dos garotos.

— Chega na sexta.

Estavamos numa terça-feira.

— Vocês vão passar três dias aqui?!

— Com certeza!

Dei de ombros e segui em frente, admirada com tanta animação. Pensei em voltar à loja nos dias seguintes para ver como estava a fila, mas acabei tomando outros rumos e não soube mais do que aconteceu em frente à Apple Store. No ínterim, começaram a pipocar na rede as primeiras críticas ao desastroso sistema de mapas que a Apple pôs no lugar dos mapas do Google; pelo sim pelo não, deixei para atualizar o sistema operacional do meu iPhone 4S na volta ao Rio. Agora é que começo a tomar pé das novidades, e a descobrir o que aconteceu pelo mundo da tecnologia enquanto eu aproveitava lindos dias de sol na Inglaterra.

Li o suficiente sobre o iPhone 5 para, ao contrário dos rapazes acampados na Regent Street, não ter muita pressa em adquiri-lo. Estou satisfeita com o iPhone 4S e só vou partir para seu irmão mais novo quando este for lançado no Brasil, com compatibilidade com a rede 4G local. Já esta rede é um sonho de consumo angustiante: não vejo a hora de me conectar através dessa maravilha!

Pouco antes de sair de férias, estive em Búzios, conferindo o sistema que a Claro pôs no ar, ainda em caráter de teste. Um sonho! Vocês conseguem imaginar uma rede celular muito mais rápida do que uma banda larga doméstica tradicional? Pois foi isso que eu vi, num notebook displicentemente conectado à beira-mar. Se o 4G chegar ao Rio com a mesma agilidade e eficiência, vou pensar seriamente — mas muito seriamente mesmo — em trocar a rede da minha casa por um modem USB. Mas isso, de qualquer forma, não acontece antes do ano que vem — o que significa que qualquer troca de celular também está condicionada a este prazo.

Ao longo do mês que termina, foram anunciadas novidades também nos campos da Nokia e da Motorola. A Nokia apresentou dois celulares lindos, os Lumias 820 e 920, que supostamente chegam ao mercado em novembro; já a Motorola lançou um novo aparelho da linha Razr, o i, que se destaca dos demais Razr por uma curiosa tela de abertura que diz… Intel inside! Ela marca a estréia da gigante dos processadores no planeta smartphone. O Razr i, um celular nervosinho, chega ao Brasil agora em outubro, a tempo de estrelar a temporada de promoções natalinas das operadoras. Conheci este telefonino em Londres, e gostei do vi, principalmente da camera, capaz de capturar dez imagens em menos tempo do que a gente leva para dizer “Cheese!”. Mais notícias sobre todas essas tentações em breve; fiquem ligados.

 (O Globo, Economia, 29.9.2012)

10 respostas em “Planeta smartphone

  1. Acho que este mundo de dominação da microsoft está complicado ! Hoje fui acessar o meu hotmail e apareceu o meu nome direitinho lá, só que veio uma mensagem dizendo para eu confirmar que eu sou eu. Ora, eu ser eu é só colocar a senha… Pois bem, para o pessoal do hotmail, não ! Queriam que eu colocasse o meu numero telefonico para eles enviarem uma mensagem. Mas isso não prova que eu sou eu, prova ? Posso dar qualquer numero de telefone de qualquer pessoa, que esta receberá o código e eu coloco lá… Pois bem, mais uma vez, nada fiz – e nem forneci qualquer numero de celular – respondi umas perguntas imbecis e eles me disseram que iam analisar o meu caso… Vejam a resposta que foi para o meu segundo endereço de e-mail abaixo. ( o interessante é que, logo em seguida, apaguei todos os traços do hotmail do meu notebook e então o acessei pelo Internet Explorer naturalmente ! ah ah ah ah )

    Recebemos recentemente uma solicitação para recuperar sua conta da Microsoft silva_e_souza@hotmail.com. Infelizmente não foi possível verificar a titularidade de sua conta, com base nas informações que você forneceu. A Microsoft leva muito a sério a segurança e privacidade de suas informações pessoais, e estamos comprometidos a proteger as informações dos clientes. Tomamos a decisão de bloquear sua conta silva_e_souza@hotmail.com, até que seja possível verificar que você é titular da mesma. Isso irá evitar demais utilizações de sua conta, e oferecer proteção contra possíveis atividades mal-intencionadas.

    Por favor envie-nos um novo formulário de verificação da conta
    Neste momento, sua melhor opção é enviar um novo formulário, com o máximo de precisão nas informações fornecidas. Quanto mais informações puder incluir no formulário, maiores as chances de conseguir acessar novamente a sua conta. Abaixo, incluímos algumas dicas para ajudar a preencher o formulário da forma mais completa possível.

  2. Não entendo o sistema de comentários do wordpress, estou logado e mesmo assim não aparece o comentário.

    Vamos lá via twitter

    Quando estiver disponível no Brasil vou compra-lo, porque aqui em casa o meu passará para minha mulher.

    Acho bacana a Apple disponibilizar o IOS6 inclusive para o 3GS. Se ele perdeu o Google Maps, pelo menos tem a função soneca e a possibilidade de anexar vídeos e fotos diretamente no Mail.

    =)

  3. Vi em Wired News exemplo desses mapas onde a África inteira É a Groenlândia.

    A mensagem de desculpas da Apple é essa coisa morna aí, eles apenas deixaram de satisfazer às expectativas, entende?

    http://www.apple.com/letter-from-tim-cook-on-maps/

    Me espanta o quanto o mundo inteiro apenas ri quando a probabilidade de alguém morrer se acreditar nos mapas é de 100%. Se eu fosse companhia de seguros estaria preocupado. Americanos, além de universalmente conhecidos pela ignorância em geografia, também o são pelo gosto em cobrar compensações estratosféricas pela imperícia alheia.

  4. Tudo nesta vida é uma questão de prioridades. Eu aprendi a conviver com as dos outros e não obrigo ninguém a conviver com as minhas.
    Mas, acho que se um filho meu fosse para a fila da Apple 3 dias antes do lançamento de um IPhone, ou virasse Hare Krishna, eu ficaria muito chateada.
    Enfim…
    Não critico: para mim o Google Maps é menos importante do que poder programar o alarme da minha caminhada vespertina com “Shake the Groove Thing” em ritmo de “Priscilla, Queen o the Desert”. E corrigiram os ringtones no IOS6.
    Nada é perfeito.
    Bom findi!

  5. Inacreditável! Fila de 3 dias antes do lançamento. Ridículo…
    Faz bem em nāo atualizar seu IPhone para o IOS 6. O meu virou uma pachanga! Até o 3 G se recusou a funcionar. A Apple teve de reconfigurá- lo totalmente. Um vero absurdo. Acho,que nunca mais irei para uma fila de lançamento….. Aliás, nunca fui!!!!!

Diga lá!

