A sua máquina tem backup?

A casa de um conhecido foi assaltada. Até aí, nada de mais. Estamos no Rio de Janeiro, e assaltos, em casa ou na rua, não são, infelizmente, novidade para ninguém. Além de jóias e dinheiro, os ladrões levaram também os computadores — e, com isso, levaram todo o trabalho desse conhecido, suas fotos e arquivos diversos. Ter backup de tudo num disco externo não adiantou nada, porque os ladrões levaram também o disco externo.

Fiquei horrorizada quando soube disso. Este é o cenário dos meus piores pesadelos, já que toda a minha vida está nos discos rígidos do desktop e nos meus dois HDs externos. Tenho tanto medo de perder o conteúdo dessa quantidade de dispositivos que, já há alguns anos, assino um bom sistema de backup na nuvem. Assim fico garantida contra roubos, incêndios e outras calamidades, inclusive a perda ocasional de arquivos a que todos estamos sujeitos.

O sistema chama-se Carbonite. Quando comecei a usá-lo, aí pelos idos de 2007 ou 2008, ele era o único do gênero; hoje, há pelo menos meia dúzia de serviços parecidos, alguns até gratuitos, e outros mais completos, que oferecem extras preciosos, como o backup de diversas máquinas (o Carbonite faz o backup de um só PC). Por que continuo com ele nesses tempos de abundância de drives virtuais? Porque comecei com ele e porque para a função a que se propõe — manter cópias de segurança dos arquivos de conteúdo de uma máquina – ele é sólido, competente e facílimo de usar. Além disso, e essa é sua principal vantagem, não há limites de espaço, o que significa que tenho cópias de todas as músicas e fotos do meu computador, sem precisar me preocupar com a seleção do que vai ou do que fica. O custo disso? US$ 60 anuais. Acho um bom negócio.

Usar o Carbonite é simples. Baixa-se um software para o computador, configura-se o que se deseja salvar e pronto, lá fica ele trabalhando imperceptivelmente em background (a configuração padrão inclui todas as pastas pessoais, preferências, desktop). A primeira rodada de backup leva um bom tempo; depois, só os arquivos novos e as eventuais modificações nos antigos são salvos. Um “centro de controle” instalado no desktop mostra em que pé está o serviço, quantos arquivos foram copiados e quantos (e quais) ainda precisam de cópia. Tudo isso pode ser revisto, ou seja, arquivos que não estão marcados para backup na configuração inicial podem ser acrescentados, assim como arquivos marcados podem ser removidos da lista. Os comandos são executados clicando-se o botão direito do mouse sobre cada arquivo ou pasta. Quanto ao backup propriamente dito, ele aparece como um drive chamado Carbonite quando se abre “Meu computador”. Lá tudo está arquivado exatamente como nos drives que existem na máquina. Este conteúdo pode ser acessado também através de dispositivos móveis.

Detalhe interessante: com a instalação do Carbonite, cada arquivo passa a exibir uma minúscula bolinha colorida indicando o seu status: os que já têm cópia de segurança ficam marcados com uma bolinha verde, enquanto aqueles cujo backup ainda não foi feito ostentam bolinha amarela. Assim se vê, imediatamente, o que já está está a salvo. Adoro este feature.

Se você ainda não tem um bom backup da sua máquina na nuvem, devia pensar seriamente sobre o assunto. Há várias alternativas ao Carbonite: CrashPlan, SOS Online Backup Home Edition e SpiderOak são as três mais bem cotadas. Compare seus preços e condições, e decida que perfil de backup melhor se adapta ao seu caso. Só não deixe de ter um bom backup online. Como diz a propaganda, vai que…

o O o

Como era de se esperar, os usuários de Draw Something estão se espalhando pela rede e ocupando novos espaços. No Instagram, comunidade de fotos voltada para a exibição de imagens, encontraram o lugar perfeito para mostrar o seu trabalho. Eu mesma não resisti e já subi uns quatro desenhos, contribuindo para a pilha de quase 215 mil imagens com a hashtag #drawsomething. Já já os IGers mais radicais, aqueles que fazem questão de proclamar que só fazem fotos com iPhone, vão começar a reclamar. Mas nada, nem Draw Something nem Instagram, é nariz de santo; todas as comunidades são feitas para que a gente brinque e se distraia.

(O Globo, Economia, 12.5.2012) 

Anúncios

15 respostas em “A sua máquina tem backup?

  1. Cora:

    Seguirei seu conselho. Apesar de ter um HD Sansung externo, estarei indo para a nuvem…No Rio sempre é possível um “vai que”…Obrigado pela dica!

  2. Oi Córa. Gostaria de te agradecer pela dica. O plano que vc citou (60 usd por ano) é bem interessante. Mas eu gostei mesmo do plano HomePlus, que custa 90 dólares por ano e faz o mesmo backup em HD´s externos. Ou seja, por 30 dólares a mais eu tenho backup físico e online. Antes de me aventurar nesse Carbonite gostaria de saber se essa função ‘mirror backup’ pode ser realizada por algum programa free… nesse caso eu não precisaria pagar os adicionais 30 dólares anuais… Obrigado!

  3. Oi Cora,
    Poucas vezes vi um caso de transmimento de pensação igual a este.
    Tenho 10 ( dez ) HDs externos bonitinhos.
    Na semana passada um dos bonitinhos, e é bonitinho mesmo, caiu no chão e parou de funcionar ( LaCie ). Cair no chão significa cair de aproximadamente 20 centimetros, já que estava em cima de um banco. Pois bem… Parou de funcionar. Pode um negócio destes ?
    Os Hds da WD funcionam muito bem e um amigo meu teve um probleminha com um deles. Enviou para o fabricante, que o devolveu perfeitinho e com um brinde: Um outro HD novo em folha como um pedido de desculpa pelo HD que parou de funcionar…
    O caso é que passei a pesquisar e pesquisar e pesquisar e as opções são muitas ( dá para ver pelos comentários acima )
    Mas a sua escolha, que não é opinião e sim um fato, foi definitiva.
    Muito obrigado ! Carbonite, aí vou eu !!!

  4. Cora, bom dia! Meu problema é que gravei uma série de filmetes dos amigos de meu filho e não consigo enviar para os pais por conta do tamanho dos arquivos (>25GB). Existe algum servidor de arquivos, tipo picasa, onde eu possa disponibilizar para eles? Obrigado João

    • João, posso dar uma dica? Converta os videos em DivX e depois faça o upload para o SkyDrive, e compartilhe com o pessoal! Ou também, depois de converter jogue no YouTube ou Facebook com opção de visualização somente para esses pais!

  5. Cora, o SkyDrive da Microsoft também está funcionando como o serviço mencionado por você. (25GB gratuitos) Vc pode inclusive fazer upload direto do seu iPhone, iPad e o seu Nokia com Windows Phone! Muito prático, não é? (basta baixar o aplicativo para o PC ou celular!) Abraços!

    OBS: Pode-se comprar mais espaço também! Eu só achei o gerenciamento e backup mais interessante que o Carbonite!(numa rápida análise)

    • Oi, André — para fazer backup com o Skydrive você tem que se lembrar de por os arquivos no folder. O Carbonite e os outros serviços citados fazem o backup sozinhos, ou seja, você instala e esquece que eles existem. Para mim é a única solução que funciona, porque sou distraída demais e nunca me lembro de fazer backup de tudo…

  6. Tenho backup em um disco externo, como seu conhecido e no site do Multiply- que faz, inclusive, o backup automático do conteúdo do Blog.
    Vou dar uma olhada no que você recomendou.
    Mas, cá entre nós, depois da invasão de dezenas de pombos, que encheram o meu atelier de titica e lêndias, o que é um larápio? Fichinha…

  7. Então, estou indo ao Rio fazer meu visto e vou confessar que estou com medo. Na cidade que moro, aqui em SC, tem crimes tbm, uma vez dois motoqueiros começaram a bater os capacetes no meu carro enquanto eu voltava pra casa, cerca de 2:00 da manhã, não parei, me desesperei, nem consegui ligar pra polícia, meu amigo que estava comigo ligou, claro que eles nem deram as caras, eu tive que me virar correndo pelas ruas, furando os sinais e despistar eles….

    entretanto roubos, assaltos e afins são bem menos aqui.

    Sobre o DrawnSomething, queria um tablet pra ficar desenhando, na telinho do SGS é complicado…

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s