Faz sentido uma coisa dessas?!

TRES adaptadores a R$ 4,90 cada; mais R$ 89 num guarda-chuva para poder voltar para o hotel sem ficar encharcada.

Eu ODEIO burocrata que se acha genio da lampada. Ou da tomada.

#GRRRRRR

Do meu iPhone

Anúncios

36 respostas em “Faz sentido uma coisa dessas?!

  1. Já cansei! Todos os aparelhos novos têm essa droga de tomada. Já precisei chamar eletricista pra acrescentar algumas delas (pois conservo as antigas também). Aqui em Sampa não consigo mais encontrar adaptadores – dizem que estão proibidos e pronto! Não vendem, ou não têm, mesmo. E há também, como alguém já disse aqui, diferenças nas espessuras dos pinos – uns são mais grossos e outros, mais finos, alinhados e desalinhados. De tanto comprar besteiras, há uns 6 anos, fiz amizade com uma chinesa, jovem ainda, dona de uma loja num shopping perto de casa. Como o nome é complicado, eu a chamo Lu. E ela atende! Há um mês, perguntei-lhe sobre adaptadores e ela me disse que haviam terminado do estoque (nota: ela comercializa desde simples baterias e pilhas, até acessórios de câmeras, celulares, computadores e toda a parafernália moderna – e o melhor é que ela entende, mesmo, do assunto). Pois bem, Lu se lembrou de um último, e comprei um adaptador universal! Maravilha. Cheguei em casa toda animada, comecei a ler a caixa – por sinal muito bem feita e vem até com capinha que, conforme ela e o catálogo, funciona no mundo todo, claro: Europa, Grã-Bretanha/Espanha, EUA/ Japão / China / Áustria/ Tailândia… notei um pormenor (ou diria, sem erro, um pormaior): a peça não tem procedência. Mas tem um folheto encartado, escrito em chinês (penso que é) e em inglês. E o produto não é made in China. Pelo menos não está escrito. A dita é tão cheia de trimiliques, que fiquei com medo e ainda nem a experimentei ou testei. Qualquer dia, quem sabe, quando tiver muito ânimo, tentarei fazer alguma experiência com ela. Por enquanto, ela repousa na capa de tecido e na caixinha bem feita, na gaveta da minha mesa de trabalho…
    (Eu queria, apenas, 0,5% do lucro que as empresas e interessados estão levando com essa droga!)

  2. O Brasil é o ÚNICO pais do mundo a adotar esse padrâo. Viva o INMETRO! Queria saber qto o cara que inventou esse “trambolho” ganhou, para poder “infernizar” a vida dos brasileiros, turistas, exportadores, importadores…

    • oi Inês,
      Estas novas tomadas são o padrão Suíço modificado pela burocracia brasileira.

      (dê uma olhada nos comentário do post anterior, “TODAS as tomadas do quarto são assim!”)

      • Caro Tom Taborda,
        Nem tudo que é bom para a Suíça é bom para o Brasil… O povo não tem grana para ficar comprando esse monte de adaptadores horrorosos, em vez de fazerem algo para diminuir o tamanho (afinal esse é o futuro), não “inventam” esse tipo de “coisa”, o país tem tanta coisa mais importante para pensar do que ficar empurrando essas “idéias”. Não me convenci, para mim existe uma nuvem de fumaça nisso tudo.
        Plugue suíço:
        Embora o padrão IEC 60906-1(brasileiro) se pareça muito com o modelo suíço, há diferenças notáveis entre eles. O plugue suíço não tem uma parte isolante em torno dos pinos neutro e fase; tem o pino “terra” mais distante da linha central (5mm em vez de 3mm) tem os pinos mais finos (4mm em vez de 4,5mm). Em suma, é um “trambolho Tupiniquim”. O cara pega a idéia de outro, dá uma modificada de leve e enche os cofres como se fôsse um grande inventor.

        • oi Inês
          exatamente o que escrevi nos comentário do post anterior, “TODAS as tomadas do quarto são assim!”…

  3. Cora, me desculpe, mas o #fail é seu de depender de aparelhos que possuem pinos chatos padrão americano, e não andar sempre com adaptadores para pinos redondos padrão IEEE/Europa (sim, o padrão “brasileiro” é o recomendado pela IEEE, e o de dois pinos é totalmente compatível com o que se usa na Europa Continental).

    Uma alternativa para os produtos Apple para não necessitar de adaptadores é trocar os conectores americanos pelos europeus.

    • Olá, Rafael, tudo bem? Olha, eu já li (e pesquisei) muito sobre esse padrão do IEEE, tendo inclusive assistido uma palestra de um figurão da ABNT tentando justificar a mudança com uma dezena de “vantagens” técnicas. Ao fim de tudo, continuo com minha opinião inicial: Não importa de a nova tomada é “muito melhor” se o cidadão brasileiro é forçado POR LEI a comprar milhões de adaptadores para continuar usando os mesmos equipamentos que ele já tinha e a maior parte dos que comprará no exterior (é um direito nosso, não?). >> CONTINUA >>>

    • >> continuando >> Até que A MAIOR PARTE dos produtores mundiais de equipamentos eletro-eletrônicos tenham aderido a essa norma, nós estarmos entalados com nossa “jabuticaba”. E não adianta que vários deles tenham prometido de pés juntos que mudarão “em breve” para esse padrão, até agora ninguém mexeu uma palha para se ajustar a ele. – Será que estão receosos da reação negativa de seus cidadãos?

  4. que horror! ficou pior do que eu pensava.

    somando o novo padrão de tomadas – fruto da burocracia autoritária, acéfala e cobiçosa – à absurda e descabida falta de padrão dos plugues e cabos – um desrespeito antigo da indústria por todos nós, tão antigo quanto aceito – a coisa que deveria ser uma simples conexão acabou virando um câncer de plástico colorido no ponto de energia, um cogumelo deselegante, disforme por padrão (o que é um contrassenso, outro disparate).

    horror!

    e a gente aceita isso porque simplesmente não tem o que fazer, nem contra o governo e seus burocratas, nem contra a indústria e suas covardes inovações mesquinhas.

    tolos, pagamos e damos um jeitinho.

    é a parte que nos cabe.

  5. Adolfo Gerbatin, nelson on, voces foram no cerne!

    Aqui em casa tem um “festival” desses adaptadores. Queria que alguém me explicasse (de repente o macaco Sócrates consegue) os motivos dessa bobajada em relação as tomadas nacionais. Rolou muito dinheiro, só pode ser isso.

  6. fala-se que é para nossa segurança que botaram esse jabuti na árvore. alguém sabe dizer quantas pessoas morreram de “tomada” no brasil? mas dá para saber quantas morreram por causa de estradas esburacadas e mal sinalizadas, por causa de falta de segurança, por causa de deficiência no sistema de saúde, etc. por que é que não arrumam isso primeiro?
    []’s

  7. Desculpem, mas vou ser nasty: O único sistema verdadeiramente seguro, é UK. O sistema USA é perigoso e deveria ser banido. O sistema brasileiro é uma mistureba, mas dificilmente vc toca nos pinos, o que já é muito bom. Não existe sistema ideal, quero dizer, que una segurança e portabilidade.
    O meu atual note book foi adquirido em Singapura, com o enorme plug UK, como é de lei. Enquanto lá morei, não me queixava; Depois, tive de trocar o power cord.
    Como os sistema de TV, o plug deveria ser universalizado. E é aí que vou ser nasty: Optaria pelo sistema UK, devidamente aterrado, protegido com fusível.

    • Oi Nelsinho,
      O padrão UK (British Standard BS 1363) é um trambolho, equivalente à nossa [felizmente] falecida tomada telefonica padrão Anatel, que vem sendo informalmente substituída pelo padrão americano (Registered Jack RJ 11), até nossos burocratas lembrarem de meter a mão e criarem nova jaboticaba.

      (no outro post abaixo, “TODAS as tomadas do quarto são assim!”, tem mais sobre o assunto)

      • Olá Tom!
        Concordo com você porque é, sem dúvida, um trambolho, exatamente porque inclui porta fusível e as barras são enormes. Mas que é o sistema mais seguro, eletricamente falando, lá isso é!

  8. Não, mas a foto dessa maçaroca complicada encimada pelo adaptador da Apple – que se pretende o apogeu do design clean – está hilária.

  9. Disseram a nós, gente estúpida e reclamona, que é por causa da segurança que as novas tomadas sao isso que esta ai. Viram bem a foto da Cora, né? Seguríssima a tripeça que fica no final.

  10. Costumo ficar no Hotel San Paul em Brasilia e lá, como bom hotel recém-reformado, todos os quartos tinham esta bendita tomada nova.
    Mas devido a reclamações de todo mundo, eles resolveram colocar UMA tomada nova e todas as outras antigas, as antes conhecidas como tomadas normais.
    Graças a Deus !

  11. oitenta e nove num guarda-chuva? uauuuuuuuuuuuuu!!!!!
    e não, não faz sentido, embora seja sentido num bolso desconhecido um aumento de peso devido a um faturamento exacerbado, alguem ta pegano esses treis buracus, como diz o povo, olha a cara de felicidade dessa tomada, isso é um acinte, tipo que comam brioches…
    o calor anda me deixando irritada, mas só tem ventilador de três pinos e minhas tomadas são de dois…
    além da seca ainda tenho que aturar essas pequenas coisinhas…
    ó paí, ó, tão no deboche com o povo…

    • Aqui não tem camelô, só um shopping metido a chique mais ou menos perto do hotel. Pelo menos o dito guarda-chuva é bonito, no que aliás não faz mais do que a obrigação. O gasto com ele me incomoda menos do que o gasto nos adaptadores, porque se eu quisesse sair na chuva saía e pronto, mas não posso ficar sem ligar o computador porque ainda tenho que escrever a crônica de quinta. Que, no nível de estresse e cansaço em que me encontro, vai ser mesmo de quinta.

      • duvido que a crônica de quinta seja de quinta, a conferir…
        eu também ando estressada, cansada e com calor, tão cansada que aboli as maiúscula; cansa calor na umidade, cansa a sêca, cansa a glicemia que sobe, as tomadas novas, a falta de adaptadores disponíveis nos hotéis, os etcs da vida…

  12. Como sempre o Brasil inovou sabe-se lá por que motivo, mas certamente há algo debaixo dos panos; essa tomada única no planeta é como o sistema Pal-M de tv, também exclusividade de Pindorama; um número incalculável de tomadas e adapatadores a serem incorporados ou substituidos; o pino terra é inútil na esmagadora maioria das residências, por não disporem de aterramento conectado às tomadas de parede.

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s