As previsões de Heinlein

Em 1949, Robert Heinlein, um dos papas da ficção científica no século passado, elaborou uma lista de previsões para o Ano 2000. Essa lista, que acabou sendo publicada em 1952 pela revista Galaxy, foi naturalmente muito comentada no ano 2000 e, na quarta-feira passada, foi  relembrada pelo ótimo blog listsofnote.com. Como todas as compilações do gênero, tem algumas previsões totalmente furadas; mas, ao contrário das listas mais triviais, tem acertos surpreendentes também. É uma ótima leitura de fim-de-ano.

1. As viagens interplanetárias estarão esperando na porta de casa. Será só pagar e levar.

2. A contracepção e o controle de doenças estão mudando de tal forma as relações entre os sexos que toda a nossa estrutura social e econômica será afetada.

3. O fato militar mais relevante do século é que não há como repelir um ataque vindo do espaço sideral.

4. É absolutamente impossível que os Estados Unidos comecem uma “guerra preventiva”. Lutaremos quando atacados, ou diretamente, ou num território que prometemos defender.

5. Em quinze anos, a carência de moradias será resolvida com a descoberta de novas tecnologias que tornarão as casas atualmente existentes tão ultrapassadas quanto privadas em casinhas.

6. Gradativamente, todos nós ficaremos mais famintos.

7. O culto às esquisitices na arte vai desaparecer. A chamada “arte moderna” só será discutida por psiquiatras.

8. Freud será classificado como um pioneiro intuitivo e pré-científico, e a psicanálise será substituída por uma “psicologia operacional” crescente e mutante, baseada em medidas e previsões.

9. O câncer, o resfriado e as cáries terão sido conquistados; o novo problema revolucionário da pesquisa médica será a “regeneração”, ou seja, possibilitar que uma pessoa desenvolva uma nova perna, digamos, em vez de lhe dar uma perna artificial.

10. Ao fim do século, a humanidade terá explorado este sistema solar, e a primeira nave destinada a chegar à próxima estrela estará em construção.

11. Seu telefone pessoal será suficientemente pequeno para ser carregado na bolsa. Seu telefone doméstico gravará mensagens, responderá a perguntas simples e transmitirá imagens.

12. Vida inteligente será descoberta em Marte.

13. Mil milhas por hora a um centavo por milha será coisa comum; pequenas distâncias serão cobertas por metrôs a vácuo em velocidades extremas.

14. Um dos grandes objetivos da física aplicada será controlar a gravidade.

15. Não chegaremos a um “Estado Mundial” num futuro previsível. Ainda assim, o comunismo desaparecerá do planeta.

16. A mobilidade crescente tornará impossível saber, com precisão, em que estado vivem as pessoas. Por volta de 1990, uma emenda constitucional abolirá as fronteiras estaduais.

17. Todas as aeronaves serão controladas por uma gigantesca rede de radares, comandada em bases continentais por um “cérebro eletrônico”.

18. Peixe e levedura serão nossas principais fontes de proteínas. Carne será um luxo; carneiros desaparecerão.

19. A humanidade não se autodestruirá, nem acabará com a “Civilização”.

Aqui estão algumas coisas que não teremos tão cedo, se é que teremos:

— Viagens no tempo.

— Viagens mais rápidas do que a velocidade da luz.

— Transmissão de matéria por ondas de rádio.

— Robôs humanóides com reações humanóides.

— Criação de vida em laboratório.

— Real compreensão do que é o pensamento, e de como ele se relaciona com a matéria.

— Provas científicas de vida pessoal após a morte.

— O fim permanente da guerra.


(O Globo, Economia, 24.12.2011)

Anúncios

6 respostas em “As previsões de Heinlein

  1. Convenhamos, errou quase tudo…
    Lógico que, em 20 previsões, é de se esperar que haja alguns acertos “surpreendentes”, mas qualquer leigo também acertaria uma ou outra coisa.

  2. Ainda bem que o Heinlein era escritor, e não profeta…

    Heinlein é meu escritor preferido, de SciFi (sem desmerecer a ‘Santíssima Trindade’: Asimov, Clarke e Bradbury), e o único deles que li todos os livros, literalmente TUDO que ele escreveu, além de livros, a respeito dele, que uns consideram comunista, outros fascista (o que dá uma idéia do quanto ele é controverso), mas era apenas um libertário não-conformista.

    É também de Heinlein o proverbial ‘livro que eu levaria para uma ilha deserta’: o magnífico “Time Enough for Love”. Se eu pudesse levar três, os dois outros tb seriam do Heinlein: “I Will Fear No Evil” e “Job: A Comedy of Justice”

    🙂

  3. Cora, como todo aficionado por ficção científica, sou fã de Robert Heinlen, especialmente sua novelas “O Planeta Vermelho” e “Tropas Estelares” (isso mesmo, onde beberam os filmes da série homônima) e, principalmente o romance “Um estranho numa terra estranha”, mostrando o choque cultural, religioso e filósfico que um humano, nascido e criado em Marte, teria ao retornar, já adulto, pela primeira vez ao planeta Terra. Heinlen, comunista e ateu convícto, errou grande parte de suas “profecias”, como qualquer um de nós, acho, erraria feio se tentasse prever o que vem por aí. Afinal, a realidade sempre é mais surpreendente do que a ficção…

    Adorei a crônica, muito pouca gente se lembra desse escritor tão interessante e muito menos gente ainda se interessa por ficção científica!

    • Eu adoro Ficcção Científica, bem como os livros do Heinlein.
      Confesso que sou uma péssima profetiza e errei a maior parte das minhas previsões. Mas, quanto ao item 7 😀 : D ao contrário dele, eu acertei na mosca! 😀 😀

      • Só para completar, quem acertou mesmo- no sentido mais amplo das relações humanas- naquilo que a Ficção Científica tem de simbólico e não deve ser tomado ao pé da letra, foi George Orwell.
        Desligando a minha teletela portátil… Boa noite!

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s