Apps: os dez que são nove

Segundo o iTunes, tenho 220 aplicativos no iPad. Tenho que acreditar nesses números, pois já desisti de contá-los há bastante tempo. Parece um exagero – e provavelmente é — mas o pior é que, quando me pediram uma lista de dez apps essenciais, que uso sempre, não consegui indicar mais de nove. É claro que uso bem mais do que isso, mas não constantemente; e é claro eu que poderia ter escolhido um qualquer para completar a conta redonda, já que todos chegaram ao tablet porque, em algum momento, me chamaram a atenção, mas aí não estaria sendo sincera.

Hoje, depois das férias em que não usei o iPad, esses nove são surpresa até para mim. A lista ficou no computador de casa, e o tablet, embora tenha me acompanhado na viagem, pouco saiu da mala, por falta de wi-fi ou de tempo livre.

O Facebook dispensa palavras e explicações; mas meu uso da rede social precisa passar por uma boa revisão. Tenho cinco mil amigos registrados, que é o máximo permitido, mas evidentemente não conheço a maioria deles. Por causa disso, uso o Facebook bem menos do que usaria se conhecesse todos os meus contatos. Preciso rever essa lista com um mínimo de critério.

O Twitter também dispensa apresentações. Desde que voltei das férias, porém, tenho estado pouco ativa. O Twitter é um exercício como outro qualquer: quanto mais a gente pratica, mais aproveita.

O Google Maps é um dos meus xodós em forma de aplicativo. É um dos melhores auxiliares de viagem, em todos os sentidos – seja no de mostrar a rua à qual precisamos chegar, seja a de dar forma aos nossos sonhos geográficos.

Angry Birds é a hora do lazer, o melhor joguinho a aparecer em anos. Adoro os passarinhos enfezados e os porcos mal-intencionados, e sou capaz de passar horas no iPad só para conseguir uma pontuação melhor ou uma estrela a mais.

O Instagram é uma comunidade unida em torno da fotografia. Tem de tudo, de profissionais experientes a amadores bem intencionados. O importante é o prazer que todos tiram das imagens, suas e dos outros. O aplicativo que uso foi originalmente desenvolvido para iPhone, mas isso não tem muita importância; o fato é que o iPad tem muito mais superfície de tela para se apreciar fotos bonitas.

Meu iPad não tem câmera, mas nem por isso deixo de considerar o Camera+  um dos seus melhores aplicativos. Como o Instagram, ele foi desenvolvido para iPhone, mas funciona muito bem no iPad: é um dos melhores programas para tratar fotos, com ferramentas para cortar, criar molduras, acertar as cores, o brilho e o contraste. Não há foto ruim na qual ele não dê pelo menos um jeitinho.

O Filterstorm, mais complexo do que o Camera+ — é quase um mini Photoshop – tem versão específica para iPad. Ele é o escolhido no caso de fotos que precisam de mais trabalho, ou com as quais eu queira brincar, apagando o fundo ou mudando as cores. Mas, é bom avisar, não é um brinquedo rápido! Prepare-se para gastar muito tempo com ele…

Sobre o Zinio não há muito que dizer. Ele é a banca de revistas do iPad, onde assino, compro e leio revistas.

Finalmente, o VLC, jeitosíssimo player de video que lê até pedra, no qual assisto a maioria dos seriados que levo pro tablet.

(O Globo, Economia, 10.12.2011)

16 respostas em “Apps: os dez que são nove

  1. Cora, recentemente li na sua coluna do jornal O Globo, um comentário sobre um aplicativo que mostra na tela do seu celular seus compromissos do dia, mas acabei jogando o jornal fora e agora não lembro o nome….rssss Você pode me passar? Em tempo: tenho um S2 e um Note 10.1, ele roda em Android? Caso não tenha para Android, você tem algum para me indicar?

    • não dá para resistir:

      Maria, se o material sobre ‘Inteligência Operacional’ fosse realmente interessante [e instrutivo], vc não precisaria perguntar “Como faço?” para enviar um e-mail à autora deste blog… 😉

  2. Conheci Angry Birds depois da sua indicação. Existem algumas questões profundamente filosóficas que me tiram o sono, gostaria de saber se você sabe a resposta. Primeiro: os porcos roubaram os ovinhos, deixando os pássaros danados, ok. Agora, o que foi que os pobres macacos fizeram para merecer a ira deles? Outra questão que me atormenta: por que, no A. B. Rio, só existem mulheres nas praias?
    Agradeço se alguém souber as respostas!

  3. Ótimas dicas, corinha, eu tb sou meio viciada nos pássaros maledetos, tenho de me policiar pra não ficar à mercê deles, uso no Samsung S, celular muito bom, mas apanhei muito até me acostumar com o toque na tela. Mas há um assunto muito complicado sobre acesso à rede pelos diveros meios: é a conta da operadora no final do mês. Eu paguei uma fortuna a minha operadora no mês passado, quando comecei a acessar a internet pelo celular, fiquei espantada com a conta. Mudei de plano agora, vamos ver se melhora um pouco. Imagino que vc pague fortunas, porque parece que fica plugada all day long, ou talvez não pague nada, não sei. Para mim, é um absurdo os preços cobrados por qualquer delas.
    Beijo, Vera

    • Pago os olhos da cara, Vera querida! Um dos meus projetos para 2012 é, justamente, rever os planos das operadoras (Vivo e Claro) e reduzir drasticamente minhas despesas com telefonia.

  4. Gostei muito das suas escolhas. E até me atrevi a cometer um texto- que coloquei no Blogger- apontando os meus Apps. prediletos para edição de imagem. Fiz para o pessoal do Instagram, que pergunta o tempo todo “mas que app. você usou”? 😉 E, concordo plenamente: o Filterstorm é ótimo.
    Mas, fica a ressalva: a minha frustração, por não poder jogar o Angry Birds no IPad, ja que a minha AppleStore é brasileira, continua sendo imensa.

  5. Baixei o FlipBoard no iPad e agora roda no Iphone. Tem uma interface linda e integra o Twitter FB Instagram Tumblr Flickr Googe Reader, além de podermos adicionar várias páginas bacanas, como do Scott Schumann

    😊

Diga lá!

