O que vai acontecer com as tartarugas da Praça da Paz?

Amigos,
Hoje quando cheguei na praça Nossa Senhora da Paz, vi vários funcionários, aparentemente da Prefeitura, em volta do lago.  Fui perguntar o que tinha acontecido e disseram que vão limpar, porque tem muitas reclamações de pessoas com medo de mosquitos. Acontece que não tem mosquitos no lago, porque lá vivem muitos peixes e tartarugas, que se alimentam das larvas. Disseram que tirariam os peixes grandes, os pequenos foram condenados  a morte, e as tartarugas, que seriam levadas pelo IBAMA.

Disseram que os peixes seriam recolocados, mas as tartarugas, ninguém sabia informar. Temos muitas tartarugas, inclusive filhotes pequenos, elas se adaptaram muito bem lá, todos param para olhar, as crianças adoram os animais da praça, temos até aves aquáticas que vêm visitar o nosso lago. O esgoto do lago é uma armadilha mortal para os animais, já que tem um grande  poder de sucção. Uma vez salvei uma tartaruga média de se afogar, porque ela ficou com a cabeça presa no buraco do esgoto e não tinha forças para sair, o gatinho me chamou a atenção e a vi  se debatendo embaixo da água. Quando a tirei, ela abriu a boca, desesperada por ar. As pequenas são fácilmente sugadas e muitas já devem ter morrido, além de peixes pequenos também. Falei com o guarda e ele colocou uma garrafa pet para tampar a saída do esgoto e assim evitar uma matança geral de tartarugas e peixes. Está há meses assim, ninguém se interessou em providenciar  uma tampa telada ou algo parecido para proteger os bichos.

Vi um funcionário da Rio Zoo e fui perguntar a ele, que mal falou comigo e saiu andando. Estou muito preocupada, não vi nenhum biólogo para dar orientação à essas pessoas que, ao que parece, não entendem nada de animais, estão lá para fazer o trabalho braçal, apenas. É evidente que o lago precisa de manutenção, mas manutenção profissional e especializada, já que temos um ecossistema ali.

Peço que divulguem!

Vamos proteger o nosso lindo e tradicional parque! Já não bastam as obras do Metrô, que apesar de serem numa extremidade da praça, na esquina de Maria Quitéria  com Visconde de Pirajá, os caminhões e carros circulam por DENTRO da praça, pondo em risco a integridade física de pessoas e animais? Vamos denunciar isso também!

Obrigada

Maria Clara

13 respostas em “O que vai acontecer com as tartarugas da Praça da Paz?

  1. Cora,
    Ontem estive com o Secretário Municipal de Conservação (Carlos Roberto Osório) e dentre outros pontos, citei esta postagem para ele e perguntei para onde seriam levadas as tartarugas. Ele me disse que vão para o Zoológico e depois, quando o lago estiver pronto, retornarão para a Praça.
    Agora é esperar…

  2. OT. Não conhecia este blog. Gostei do artigo que li sobre o Rock in Rio. A odisseia de um cadeirante.

  3. para os burocratas, a vida é apenas uma peça decorativa.

    para os burocratas, suas decisões são maiores do que a vida.

    para os burocratas, suas posições são mais intocáveis do que a vida.

    fato é que tanto o cargo dos burocratas quanto suas decisões encontram quem os defenda, à vida faltam defensores.

    os burocratas têm seu séquito, funcionários que não encontrariam outro senhor para servir, dadas sua desqualificação e sua falta de respeito à vida.

    seguidores fiéis, cegos pela incompetência e pela dependência de seus empregos miseráveis, tão brutos quanto se supõe poderosos, esses funcionários cometem todos os dias os assassinatos que forem necessários para agradar aos burocratas, seus senhores engabinetados.

    ninguém defende a vida. ninguém bate ponto em defesa da vida. os funcionários, por seus empregos e pelos burocratas, esses batem.

    até a Paz, no caso da praça, para os burocratas é apenas um nome.

  4. A verdade é que politicos pouco se preocupam com os animais, sempre com a desculpa que precisam cuidar das pessoas. Hoje li que a sra. Dilma comeu o patê de ganso em NY, que é obtido depois de longa agonia do bicho. Que mal exemplo , essa sra dá. E se ela não liga para o sofrimento do animal, acho que muito menos com o nosso. Só resta pressionar,mesmo.

  5. Civilização se mede, entre outros fatores, pelo cuidado com os animais. É emblemático da civilização de Ipanema que se tenha chegado a esse ponto. Além das autoridades oficiais, há também os patronos das praças. Não sei se a Praça N.S.Paz ainda é “adotada” pelo Citibank, mas talvez seja o caso de falar com eles também.

  6. Oi Cora,
    Compartilhei pelo face… Infelizmente o que vejo aqui em nossa cidade é o total descaso com nossa fauna e flora. Quantas vezes parei para discutir com o pessoal do Parques e Jardins durante a poda que fazem em nossas árvores? E quando resolvem cortar e assassinar árvores sadias? Não há punição para estas empresas. Logo, não há responsabilidade e bom serviço com pessoal capacitado. Me causa revolta que a cidade do Rio de Janeiro tenha uma administração que não se preocupa com nosso meio ambiente e animais.

Diga lá!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s